Google lança ferramenta que melhora os níveis de segurança e privacidade no Chrome; saiba mais
A nova medida vai dificultar o rastreamento de IPs com base em páginas acessadas, pesquisas feitas, etc.
O Google Chrome se prepara para lançar um recurso inovador que permitirá aos usuários ocultarem seus endereços IP, enquanto navegam na web, reforçando a privacidade e protegendo-os contra a coleta de dados por sites e anunciantes.
Isso é particularmente significativo, considerando os desafios legais que o Google enfrentou anteriormente em questões de privacidade.
O recurso, conhecido como “Proteção de IP”, faz uso de servidores proxy para mascarar os endereços IP, uma técnica normalmente associada a serviços VPN ou proxies externos.
No entanto, o Google está simplificando o processo ao integrar esse proxy diretamente no navegador, tornando-o mais acessível aos usuários.
Como será a primeira fase deste recurso de segurança?
O lançamento ocorrerá em várias etapas, começando pela “Fase 0”. Nesse estágio inicial, o Google usará um proxy proprietário para solicitações direcionadas apenas a seus próprios domínios, permitindo a avaliação da eficácia do sistema e a identificação de domínios suspeitos de rastrear os usuários.
Esta primeira fase estará disponível apenas para usuários nos Estados Unidos que fizerem login no Chrome, com autenticação por meio de um servidor operado pelo Google e emissão de tokens de acesso ao proxy.
O Google busca equilibrar a privacidade com funcionalidade, reconhecendo a importância da velocidade da internet e o uso de serviços essenciais, como bancários e de streaming.
Portanto, a “Proteção de IP” será um recurso opcional, permitindo aos usuários controlarem seu nível de privacidade durante a navegação.
(Imagem: divulgação)
Com essa implementação, o Google Chrome visa fortalecer a segurança e privacidade dos usuários, fornecendo uma ferramenta integrada para proteger seus endereços IP e informações pessoais durante a navegação na web.
Tal iniciativa representa um avanço significativo na busca por mais privacidade online em um ambiente cada vez mais conectado. Ao ocultar o endereço IP, os usuários terão uma camada adicional de privacidade online.
Além disso, o uso de proxies pode impedir que as empresas exibam anúncios personalizados com base no histórico de navegação. Isso significa menos anúncios intrusivos e uma experiência mais tranquila.
Comentários estão fechados.