Alerta: Google Play bane aplicativo que estava invadindo os celulares
A Google Play também emitiu um alerta pedindo que os usuários que tivessem baixado o aplicativo o apagassem rapidamente.
Atualmente, cada vez mais vem surgindo novos aplicativos maliciosos que roubam dados dos usuários. Recentemente, foi o caso do aplicativo para Android chamado 2FA Authenticator que chegou a roubar informações de milhares de pessoas.
Segundo a empresa de segurança cibernética Pradeo, o aplicativo foi responsável por instalar um malware capaz de roubar informações pessoais. Além disso, o app também conseguia acessar os aplicativos de bancos presentes no celular e roubar dinheiro.
Leia mais: Alerta: 7 milhões de dados foram vazados por dite de download de legendas após ação de hackers.
Por isso, o Google Play baniu o aplicativo para que mais usuários fossem impedidos de baixá-lo. Ainda assim, o problema continua ativo, já que mais de 10 mil pessoas baixaram o aplicativo e o instalaram em seu celular.
Tudo sobre o aplicativo 2FA Authenticator
Entenda o golpe
Para atrair mais vítimas, o aplicativo exclusivo para celulares Android afirmava ser um dos melhores no ramo de autenticação de dois fatores. Ou seja, trata-se de um app que deveria funcionar justamente como uma camada a mais de segurança para os celulares, alegando fornecer proteção.
Entretanto, na hora de fazer a configuração do aplicativo, era necessário que usuário digitasse sua senha de acesso, o que garantia o roubo das informações. Portanto, ao invés de proteger os celulares, o aplicativo roubava seu dado mais importante.
Acesso aos aplicativos financeiros
Por fim, o aplicativo malicioso ainda terminava o serviço sujo por meio da instalação de um bug chamado Vultur. Nesse caso, o bug era utilizado para atingir os aplicativos financeiros e contas bancárias que eram acessadas pelo celular.
E como tudo isso acontecia de forma muito discreta, na maioria dos casos o usuário nem suspeitava do que estava acontecendo. Todavia, muitas pessoas conseguiram reconhecer que tiveram tanto os dados quanto a conta bancária invadida.
Por isso, se você foi um dos mais de 10 mil usuários que instalaram o aplicativo 2FA Authenticator, se apresse para removê-lo do seu aparelho. E não esqueça também de enviar essa matéria para os amigos e familiares para que mais pessoas fiquem protegidas.
Comentários estão fechados.