Alerta: 7 milhões de dados foram vazados por site de download de legendas após ação de hackers

Para impedir que os dados de seus usuários fossem vazados, o site Open Subtitles pagou um resgate em bitcoins para os hackers, que não cumpriram o acordo.

O problema de vazamento de dados é algo muito grave para a nossa nova realidade e tem gerado a atenção de internautas e autoridades. Isso porque os dados são cruciais para a realização de pesquisas de mercado, mas pessoas costumam utilizá-los ilegalmente.

Portanto, muita gente fica receosa quanto ao acesso a essas informações por parte de sites desconhecidos. E casos como o do site Open Subtitles, que teve dados de mais de 7 milhões de usuários vazados, fazem aumentar ainda mais o medo.

Leia Mais: Veja quais são os 5 aplicativos que mais roubam seus dados.

Segundo depoimento dos administradores do site, eles receberam ameaças de hackers que, em agosto, afirmaram ter invadido a plataforma. Com todos os dados disponíveis, os criminosos disseram que não iriam vazar as informações, contanto que uma quantia em bitcoins fosse paga como resgate. Mas, infelizmente, mesmo com o pagamento, a história não terminou bem.

Plataforma hackeada

Por meio de um e-mail, os administradores do Open Subtitles receberam a informação de que o site tinha sido invadido por um grupo de hackers. Conforme os próprios declararam no fórum da página, a equipe concordou imediatamente em pagar um valor alto em bitcoins exigido pelo resgate dos dados.

Ainda no e-mail, os hackers explicaram que o acesso à página foi possível por conta de uma senha de baixa segurança pertencente a um SuperAdmin. Depois de conseguir hackear a senha, os criminosos conseguiram acessar um script com o nome dos usuários, de onde foram retirados os dados. Porém, o hacker dizia estar disposto a apagar todas as informações, como nome, e-mail, senhas e históricos, desde que o valor de resgate fosse pago. Por isso, os membros da equipe do site decidiram ceder o resgate.

Dados vazados

O que ninguém esperava, depois do pagamento feito, era que os dados ainda seriam vazados, como aconteceu agora em janeiro. Foram mais de 7 milhões de usuários que tiveram seus nomes, senhas, números de IP e demais informações espalhadas na internet.

Com o vazamento, os administradores do site Open Subtitles afirmaram estar tomando medidas cabíveis e trabalhando em medidas de segurança mais efetivas. Além disso, eles declararam ter aprendido que nunca se deve negociar com um hacker.

Infelizmente, o aprendizado aconteceu da pior maneira, como os próprios administradores ressaltaram. Assim, cabe aos donos de sites estarem mais atentos quanto aos vazamentos de dados, visto que todos nós que acessamos a internet diariamente. E se essa matéria foi útil para você, não esqueça de compartilhar com seus amigos!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.