Alerta: 7 milhões de dados foram vazados por site de download de legendas após ação de hackers

Para impedir que os dados de seus usuários fossem vazados, o site Open Subtitles pagou um resgate em bitcoins para os hackers, que não cumpriram o acordo.

O problema de vazamento de dados é algo muito grave para a nossa nova realidade e tem gerado a atenção de internautas e autoridades. Isso porque os dados são cruciais para a realização de pesquisas de mercado, mas pessoas costumam utilizá-los ilegalmente.

Portanto, muita gente fica receosa quanto ao acesso a essas informações por parte de sites desconhecidos. E casos como o do site Open Subtitles, que teve dados de mais de 7 milhões de usuários vazados, fazem aumentar ainda mais o medo.

Leia Mais: Veja quais são os 5 aplicativos que mais roubam seus dados.

Segundo depoimento dos administradores do site, eles receberam ameaças de hackers que, em agosto, afirmaram ter invadido a plataforma. Com todos os dados disponíveis, os criminosos disseram que não iriam vazar as informações, contanto que uma quantia em bitcoins fosse paga como resgate. Mas, infelizmente, mesmo com o pagamento, a história não terminou bem.

Plataforma hackeada

Por meio de um e-mail, os administradores do Open Subtitles receberam a informação de que o site tinha sido invadido por um grupo de hackers. Conforme os próprios declararam no fórum da página, a equipe concordou imediatamente em pagar um valor alto em bitcoins exigido pelo resgate dos dados.

Ainda no e-mail, os hackers explicaram que o acesso à página foi possível por conta de uma senha de baixa segurança pertencente a um SuperAdmin. Depois de conseguir hackear a senha, os criminosos conseguiram acessar um script com o nome dos usuários, de onde foram retirados os dados. Porém, o hacker dizia estar disposto a apagar todas as informações, como nome, e-mail, senhas e históricos, desde que o valor de resgate fosse pago. Por isso, os membros da equipe do site decidiram ceder o resgate.

Dados vazados

O que ninguém esperava, depois do pagamento feito, era que os dados ainda seriam vazados, como aconteceu agora em janeiro. Foram mais de 7 milhões de usuários que tiveram seus nomes, senhas, números de IP e demais informações espalhadas na internet.

Com o vazamento, os administradores do site Open Subtitles afirmaram estar tomando medidas cabíveis e trabalhando em medidas de segurança mais efetivas. Além disso, eles declararam ter aprendido que nunca se deve negociar com um hacker.

Infelizmente, o aprendizado aconteceu da pior maneira, como os próprios administradores ressaltaram. Assim, cabe aos donos de sites estarem mais atentos quanto aos vazamentos de dados, visto que todos nós que acessamos a internet diariamente. E se essa matéria foi útil para você, não esqueça de compartilhar com seus amigos!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More