Gordura Trans

A gordura é uma importante fonte de energia. Ela ajuda o corpo a absorver certas vitaminas. No entanto, a gordura trans não é saudável.

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A gordura é uma importante fonte de energia. Ela ajuda o corpo a absorver certas vitaminas. A gordura também é importante para o bom crescimento, desenvolvimento e manutenção da boa saúde. No entanto, um tipo de gordura, a gordura trans, não é saudável.

Não há benefícios para a saúde relacionados à gordura trans.

Tipos de gordura

Existem vários tipos de gordura. Algumas são boas, outras ruins, algumas bem compreendidas e outras menos.

Gorduras saturadas são saturadas com moléculas de hidrogênio. Gordura saturada vem de fontes animais, como carnes vermelhas, aves e produtos lácteos. As gorduras saturadas são sólidas à temperatura ambiente. A gordura saturada está ligada a níveis elevados de colesterol e um risco aumentado de doença cardiovascular.

Gorduras insaturadas não são saturadas com moléculas de hidrogênio. Elas são líquidos à temperatura ambiente. Eles vêm de óleos líquidos à base de plantas. Abacates, nozes, sementes e alguns peixes.

Essas gorduras podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Isso pode reduzir o risco de doença cardíaca, de acordo com a Harvard School of Public Health.

Duas fontes

Existem dois tipos de gordura trans, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.

Gordura trans naturalmente formada: Este tipo é produzido no intestino de alguns animais que pastam. Pequenas quantidades de gorduras trans podem ser encontradas na carne, no leite e nos produtos lácteos.

Gordura trans formada durante o processamento de alimentos: As gorduras trans artificiais são criadas quando o hidrogênio é adicionado aos óleos vegetais líquidos (não-saturados) para torná-los mais sólidos.

Os fabricantes de alimentos usam óleos parcialmente hidrogenados (PHOs) para melhorar a textura, o prazo de validade e o sabor. Os PHOs são a principal fonte deste tipo de gordura trans nos Estados Unidos, de acordo com a FDA.

História

Os PHOs foram descobertos em 1902 pelo cientista Wilhelm Normann. Por muitos anos, acreditava-se que era preferível comer manteiga ou margarina feita a partir de PHOs, porque não continham gordura saturada. Não foi até a década de 1980 que os pesquisadores começaram a descobrir os riscos para a saúde que vêm de consumir PHOs.

Em 2015, o FDA determinou que os óleos parcialmente hidrogenados não são mais reconhecidos como seguros na alimentação humana e tomaram medidas para restringir seu uso. De acordo com as novas restrições, as empresas devem remover o produto de seus alimentos.

Remover a gordura trans poderia prevenir até 20.000 ataques cardíacos e 7.000 mortes por doenças cardíacas a cada ano, estimam os Centros para Controle e Prevenção de Doenças.

Informação nutricional

A FDA recomenda comer o mínimo de gordura trans possível. Descobrir se um produto tem gorduras trans pode ser complicado. Se um alimento contém óleos parcialmente hidrogenados, ele contém gorduras trans.

Riscos

Os benefícios de uma dieta com baixo teor de gordura, no geral, são contestados. Muitos estudos mostram muito pouco benefício de cortar todas as gorduras. Por exemplo, o Women’s Health Initiative (WHI) Dietary Modification Trial, um estudo de oito anos com quase 49.000 mulheres, descobriu que uma dieta com baixo teor de gordura não teve efeito sobre câncer de mama, doença cardíaca, câncer colorretal ou peso.

Outro estudo publicado na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology de outubro de 2015 descobriu que dietas com baixo teor de gordura não ajudam a perda de peso a longo prazo.

Cortar as gorduras trans, especificamente, pode ser muito benéfico. As gorduras trans podem elevar os níveis de colesterol ruim (LDL), que podem endurecer e estreitar as artérias, e baixar os níveis de colesterol bom (HDL), de acordo com a Mayo Clinic.

Há muitas maneiras pelas quais os consumidores podem reduzir o consumo de gordura trans. “A primeira coisa que podemos fazer para reduzir as gorduras trans da dieta é limitar nossa ingestão de alimentos pré-embalados, que têm uma vida útil muito longa ou alimentos pré-embalados com o óleo ‘parcialmente hidrogenado’. A afirmação é de Dana Hunnes, nutricionista sênior do Centro Médico Ronald Reagan.

Felizmente, o dano causado pelas gorduras trans pode ser revertido com uma dieta saudável.

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