Gosta de passeios ao ar livre? 5 profissões se encaixam no seu perfil
Uma delas não requer ensino superior completo.
Desde os primórdios, o ambiente natural sempre exerceu um profundo fascínio sobre a humanidade. Nossos antepassados dependiam diretamente da natureza para sobreviver, e, ainda hoje, ela continua sendo uma fonte de inspiração, tranquilidade e conexão.
É inegável que estar ao ar livre, seja em uma floresta, montanha ou à beira do mar, proporciona uma sensação de liberdade e bem-estar difícil de reproduzir em ambientes fechados.
Estudos mostram que passar pelo menos alguns minutos ao ar livre todos os dias pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
A exposição ao sol, a respiração do ar puro e o contato com o verde da natureza ajudam a reduzir o estresse, melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, uma vida mais conectada à natureza, como no campo ou em áreas de mata, montanhas e praias, pode ser extremamente saudável e revigorante.
Para quem é amante da natureza e deseja um estilo de vida que privilegie o contato constante com o meio ambiente, há carreiras que podem satisfazer esse desejo. A seguir, listamos cinco dessas profissões.
Atividades ao ar livre trazem benefícios à saúde mental e física – Imagem: reprodução
1. Botânico
Os botânicos são especialistas em plantas, dedicando-se ao estudo das suas características, desenvolvimento, funções e interações com o meio ambiente.
No dia a dia, o botânico pode realizar trabalhos de campo em florestas, parques e áreas de conservação, coletando amostras, estudando a flora local e participando de projetos de conservação.
Para seguir a profissão, é necessário cursar Biologia ou Ciências Agrárias, com especialização em Botânica.
2. Arqueólogo
O arqueólogo investiga as sociedades humanas do passado por meio de vestígios deixados em sítios arqueológicos, muitas vezes localizados em ambientes naturais.
Seu trabalho pode envolver escavações em áreas remotas, como desertos, florestas ou montanhas, onde a natureza é uma companheira constante.
A formação necessária para essa ocupação fascinante inclui graduação em Arqueologia ou História, com especialização em métodos arqueológicos.
3. Biólogo
O biólogo estuda os seres vivos em seu ambiente natural, o que pode incluir o acompanhamento de espécies de plantas e animais em florestas, rios, oceanos e montanhas.
A profissão oferece muitas oportunidades para trabalhar ao ar livre, seja em pesquisas de campo, conservação ambiental ou estudos de ecossistemas.
Para seguir tal carreira, é necessário cursar Biologia, com especializações em áreas como ecologia, zoologia ou botânica.
4. Geólogo
O geólogo estuda a composição, estrutura e processos da Terra, muitas vezes trabalhando em áreas remotas e ao ar livre.
Seu dia a dia pode envolver a coleta de amostras de rochas e solos em montanhas, desertos ou áreas costeiras.
A formação em Geologia, com especializações em áreas como geofísica ou geociências, é o caminho para seguir essa carreira.
5. Guarda de parque
O guarda de parque é responsável por proteger e conservar áreas naturais, garantindo a segurança dos visitantes e o equilíbrio dos ecossistemas.
Trabalhar ao ar livre faz parte de sua rotina, pois ele patrulha os parques, realiza manutenção de trilhas e monitora a fauna e flora locais.
Para se tornar guarda de parque, é recomendável formação em áreas como Biologia, Engenharia Ambiental, mas também é possível apenas com cursos de aperfeiçoamento técnico específicos de gestão ambiental. Ou seja, é possível exercer a profissão tendo apenas o ensino médio completo.
Comentários estão fechados.