Governo anuncia incentivo fiscal para reduzir o preço de eletrodomésticos
Política pública de redução de taxas e do preço de eletrodomésticos volta a ser discutida para ampliar o acesso a produtos considerados ‘’linha branca’’.
O Governo Federal pode desempenhar um papel importante na redução dos preços dos eletrodomésticos de linha branca, visando beneficiar a população em geral.
Essa iniciativa é geralmente tomada com o intuito de estimular a economia, incentivando o consumo de certos aparelhos. Desse modo, acaba tornando esses produtos mais acessíveis por um período aos consumidores brasileiros.
Os produtos linha branca podem ficar mais baratos
Os eletrodomésticos de linha branca são produtos essenciais na vida das famílias, presentes em praticamente todas as residências. Essa categoria inclui itens como geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa, secadoras, freezers e lava-louças.
Nesse caso, o termo “linha branca” é utilizado devido à predominância da cor branca nesses aparelhos, embora atualmente existam opções de cores variadas. Recentemente, o Governo anunciou uma medida para baratear esses itens.
Como funciona a redução do preço dos eletrodomésticos
Na última quarta-feira, 12, durante uma reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a proposta de isenção. A medida funciona a partir de parcerias entre o governo e as indústrias do setor.
Uma das maneiras mais comuns de implementar esse programa é por meio da isenção ou diminuição de impostos incidentes sobre a fabricação e a venda desses produtos. Nesse sentido, trata-se do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Conforme a queda nas alíquotas, as empresas conseguem repassar parte dessa economia para os consumidores, resultando em preços mais baixos nas prateleiras. Portanto, significa que a maioria dos eletrodomésticos deve ficar mais barata.
Geladeira, fogão e ar-condicionado em promoção?
Apesar de ser considerada uma promoção, o desconto não ocorre de maneira isolada e sim de forma geral. Isso diz respeito ao barateamento do produto em todas as lojas, porque é um acordo comum que reduz os custos do fabricante.
Em abril de 2009, essa ideia foi implementada e ficou até o início de 2010, ampliando o acesso aos eletrodomésticos de linha branca. Até o momento, nenhuma data foi confirmada, então fique atento às oportunidades.
Comentários estão fechados.