Governo lança microcrédito através do Caixa Tem
A Caixa possui novas ideias de projetos para a poupança social digital, junto com o lançamento de um programa nacional de microcrédito. Saiba mais!
Depois de voltar de uma viagem a Bangladesh, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, apresentou novas ideias de projetos, junto com o lançamento de um programa nacional de microcrédito através do Caixa Tem. Em entrevista, ele destacou algumas informações sobre a nova modalidade. Confira agora quais são elas e quais os planos da Caixa para este ano. Acompanhe a leitura!
Leia mais: Nubank já começa a pensar em investir no mercado das criptomoedas
Sobre o microcrédito
Durante a entrevista, Pedro Guimarães falou sobre as críticas que circulavam sobre o programa de crédito do Caixa Tem. Visto que, algumas pessoas alegam que isso pode acabar aumentando o endividamento da população. Entretanto, segundo o presidente da Caixa, as pessoas já tomam crédito com taxas muito maiores (de 15% a 20%) diariamente.
A ideia do executivo é seguir com a trajetória do microcrédito no nosso país, fazendo também uma aproximação com o agronegócio. Em países como Bangladesh, por exemplo, eles têm juros que funcionam de forma semanal, ao redor de 25% ao ano, para uma taxa de inflação ao redor de 5% ao ano. Assim, eles conseguem ter uma taxa de juros considerada baixa, e existe pressão para reduzi-la. Essa pressão é dada pela competição, porque são mais de 20 bancos focados no micronegócio.
Por fim, Guimarães afirmou que também pensa em trazer alguma linha de crédito para os pequenos empreendedores do Brasil. No momento atual, a Caixa já tem um programa de crédito agrícola, mas o microcrédito seria voltado para uma parcela da população brasileira abaixo do Pronaf, que já funciona hoje.
Como funciona esse sistema?
Isso é feito há 50 anos, então, o primeiro ponto é que eles não começaram com essa modalidade agora, visto que é um processo de décadas. O maior crédito, segundo Guimarães, era de 550 mil moedas locais, que dá mais ou menos R$ 35 mil e o menor, que estava ainda pendente de aprovação, era de 10 mil moedas locais.
Ou seja, funciona de forma que conforme você vai pagando, você vai tendo um volume maior de crédito. Isso é muito importante, pois quem consegue pagar bem pode ter um volume maior e quem não consegue pagar, sai. Funciona como um processo de seleção, a partir do qual quem tem o pagamento em dia continua no programa.
Comentários estão fechados.