Graduação da depressão: 8 cursos que mais geram arrependimento
Para te ajudar a reduzir as chances de arrependimento, veja quais são os cursos superiores com as piores avaliações, segundo os graduados.
A escolha de um curso universitário é uma decisão importante que pode afetar toda a sua vida profissional. Uma análise completa e consciente antes de tomar a decisão pode evitar frustrações ao longo do tempo. Pensando nisso, veja os cursos universitários com maiores índices de arrependimento.
Leia mais: 10 cursos com maior índice de arrependimento no Brasil; 1º lugar ficou com 87%
Com tantas opções disponíveis, a decisão pode ser desafiadora, principalmente para aqueles que precisam escolher uma carreira cedo demais. Um estudo recente do Via Carreira fez um apanhado dos cursos com altos índices de rejeição, e destaca os principais motivos.
Os 8 cursos do arrependimento
Não se tratam de áreas ruins, e sim de expectativas frustradas ao longo do processo de formação e durante a entrada no mercado de trabalho.
Por isso, as avaliações são extremamente pessoas. Apesar disso, alguns indicativos podem te ajudar na escolha ou não de um curso. Segundo o estudo, entre as altas taxas de arrependimentos estão:
- Direito e Administração: exigem dedicação e estudo intenso, o que pode ser desanimador para alguns estudantes. A alta competitividade e a constante mudança nas demandas do mercado podem dificultar a inserção profissional;
- Artes e Sociologia: são áreas que exigem criatividade, paixão e habilidades específicas, mas nem sempre é fácil encontrar um emprego que valorize essas características. Além disso, os salários iniciais são baixos;
- Serviço Social e Psicologia: a alta demanda por profissionais nesses campos pode gerar concorrência acirrada por vagas de trabalho. Os salários iniciais também foram considerados desmotivadores;
- Jornalismo e Biologia: o Jornalismo vive um período de transformações com o crescimento das mídias digitais, enquanto a Biologia enfrenta a escassez de oportunidades em algumas áreas. Assim como em outros cursos, os salários iniciais podem ser um obstáculo para a realização profissional.
Segundo a pesquisa, entre os fatores de arrependimento estão as expectativas irreais. Por isso, acreditar que a graduação garante o sucesso profissional imediato pode gerar frustração e desmotivação. Busque ter os pés no chão, esperando mais a realidade e menos o mercado dos sonhos.
Comentários estão fechados.