Grãos regulares de pipoca podem ir ao micro-ondas?
No mercado, há uma pipoca específica para micro-ondas, mas será que os grãos usados para fazer a pipoca na panela podem ir ao eletrodoméstico?
Existem pipocas que são conhecidas como “pipoca de micro-ondas”, compostas por grãos de milho, óleo sólido, aromatizantes e conservantes. Entretanto, apesar do sabor incrível, esse tipo de comida, se consumido em excesso, pode vir a fazer mal à saúde, devido aos seus aditivos. Por isso no artigo de hoje, vamos trazer uma alternativa para você comer pipoca de forma mais saudável.
Leia mais: Sabor impressionante: você sabia que é possível fazer sorvete de pipoca?
Pipoca no micro-ondas
Uma curiosidade interessante na história do micro-ondas é que ele foi inventado principalmente para estourar milho de pipoca. Durante experimentos com um magnetron – dispositivo responsável por gerar as micro-ondas -, Dr. Percy Spencer, um dos cientistas responsáveis pelo estudo, colocou alguns grãos perto do dispositivo e descobriu que assim era possível estourar os grãos no micro-ondas. Desta forma, em 1997, este cientista assinou um documento que garantia a ele o título de invenção por usar o micro-ondas para cozinhar o grão. Afinal, não é à toa que a maioria dos fornos de micro-ondas possuem um botão específico para fazer pipoca.
Como mencionado anteriormente, os grãos de pipoca de micro-ondas não são a melhor opção para consumir, devido à grande quantidade de aditivos. Entretanto, eles são semelhantes aos grãos normais. Por isso, ao invés de utilizar esses grãos aromatizados artificialmente, você pode optar por utilizar os grãos regulares de pipoca.
Se você colocar uma tigela de vidro com alguns grãos regulares e adicionar uma pequena quantidade de água no micro-ondas, o grão será aquecido, a água irá se expandir e, assim, o amido será empurrado para fora, até que o grão finalmente estoure, formando a nossa querida pipoca.
Essa alternativa, além de ser uma ótima opção para substituir as pipocas artificiais, também é ideal para substituir a pipoca de fogão, que leva uma grande quantidade de óleo para ser feita
Comentários estão fechados.