Você sabe qual a origem do vinho? Já se perguntou como a bebida foi descoberta?
Um estudo detalhado revelou o tempo que as uvas responsáveis pela fabricação do vinho como bebida fermentada nasceram.
Aos amantes dos vinhos, essa é uma investigação que faz parte dos seus interesses! Apesar de tamanha genialidade na composição de um bom vinho, as pesquisas não conseguem revelar um verdadeiro culpado pela felicidade de tanta gente. O vinho é tão antigo, caraterístico de uma longa civilização, e não tem seus principais conservadores definidos. Neste artigo, falamos um pouco sobre a origem dessa bebida.
História do vinho
Questionar quem inventou o vinho é como tentar descobrir causas sem conclusões, certamente. Porém, podemos pensar em como esse (a) gênio (a) criador (a) chegou a pensar que diversas uvas poderiam gerar um suco, depois o suco da uva ficaria em um barril e essa “mistureba” toda poderia estar armazenada em algum local.
Além disso, esquecer o suco no barril debaixo de algum lugar e só bebê-lo após meses de armazenamento é ainda mais curioso. Quem pensaria nisso?
Enfim, precisamos superar! Ao beber, depois de meses, o criador percebeu que aquele sabor havia sido modificado – e estava ainda melhor!
Plantação das uvas, descoberta do vinho
Os pesquisadores indicam que a melhor forma de descoberta seria dizer que a própria humanidade formulou a descoberta do vinho. Ao que tudo indica, esse processo aconteceu há 8 mil anos, em um local que hoje é reconhecido como Geórgia, ao sul da Rússia. Somente lá há registros da arqueologia sobre a bebida.
Estima-se, então, que a bebida saiu de lá e foi se espalhando por toda a Eurásia. Apesar do vinho existir somente a partir dessa data, as uvas já davam o ar da graça.
Pesquisadores da Universidade de Agricultura de Yunnan, na China, realizaram a coleta de mais de 3 mil variedades de uva de 17 países, sendo responsáveis por descobertas únicas.
Um dos responsáveis pelos estudos da China afirmou que foi uma das primeiras frutas que o ser humano cultivou. A partir dessa descoberta, indicaram que foi preciso três mil anos até perceberem que o vinho poderia ser uma grande bebida.
Outra linha de pensamento dos pesquisadores sugere que dois povos distintos começaram a plantar uvas ao mesmo tempo, em paralelo um com o outro, mas separados por cerca de mil quilômetros.
Existem outras teorias que também tentam se aproximar da descoberta, mas acredita-se que estas são as mais evidentes do caso.
Os grupos de agricultores estavam localizados em Cáucaso, sendo possivelmente os primeiros plantadores da uva e os mesmos que descobriram o vinho, apesar de longos anos até descobrirem que a bebida poderia fermentar.
Um estudo entre os povos antigos pode fazer nossa cabeça delirar de tanta descoberta!
Comentários estão fechados.