Hábito Perigoso? Jovem sofre AVC após estalar o pescoço
Uma garota de 23 anos sofreu um derrame depois de estalar o pescoço. Uma de suas artérias vertebrais explodiu, causando a formação de um coágulo no cérebro.
Se sua mãe sempre lhe disse que estalar suas articulações era ruim, acontece que ela tinha um pouco de razão. Uma garota de 23 anos sofreu um derrame depois de estalar o pescoço.
Natalie Kunicki é uma paramédica que mora no Reino Unido. Ela estava deitada na cama assistindo a um filme com uma amiga. Ela estalou o pescoço e 15 minutos depois, quando foi ao banheiro, caiu no chão, percebendo que não conseguia mover a perna esquerda.
“Eu não estava nem tentando estalar meu pescoço. Simplesmente aconteceu”, disse ela ao Daily Mail. “Eu me levantei e tentei ir ao banheiro. Depois eu olhei para baixo e percebi que não estava mexendo a perna esquerda, então caí no chão. Minha amiga teve que vir me buscar. Ela achou que eu estava bêbada, mas eu sabia que algo estava errado”.
Kunicki disse à agência de notícias que inicialmente hesitou em chamar os paramédicos. Ela ficou preocupada que seus colegas de trabalho pudessem pensar que ela estava bêbada. Mas ela foi incapaz de voltar a dormir depois do incidente e finalmente chamou uma ambulância.
“Eu acho que eles olharam para mim no início como se achassem que eu era apenas um caso clássico de embriaguez. Entretanto, eu disse a eles que eu era paramédica e sabia que algo estava errado”, disse ela.
Na ambulância, os testes iniciais mostraram que a pressão arterial e a frequência cardíaca estavam anormalmente altas. Depois de ser levada para o hospital, ela foi informada de que sofreu um derrame. Uma de suas artérias vertebrais explodiu, causando a formação de um coágulo no cérebro.
Kunicki foi submetida a uma cirurgia de emergência de três horas. Os médicos substituíram a artéria rompida por um stent. Como resultado do derrame, todo o lado esquerdo do corpo de Kunicki está paralisado.
Embora Kunicki tenha um longo caminho para a recuperação, ela está começando a recuperar o movimento em seus membros. Ela agora pode andar por alguns minutos e está ansiosa para voltar ao trabalho. De acordo com a agência, os médicos não têm certeza se e quando ela terá uma recuperação completa.
Estalar as articulações faz mal?
Embora o caso de Kunicki seja raro, é importante saber como essas lesões podem ocorrer. De acordo com a Clínica Cleveland, uma dissecção da artéria cervical acontece quando qualquer artéria principal no pescoço se rasga e começa a sangrar. O primeiro sinal de uma ruptura da artéria cervical pode ser um acidente vascular cerebral, como foi com Kunicki.
O que causa uma dissecção da artéria cervical? A hiperextensão do pescoço durante exercícios é uma das razões, além de lesões contusas no pescoço e doenças genéticas do tecido conjuntivo. Fumantes e pessoas com pressão alta têm maior risco de ter uma dissecção da artéria cervical.
“As pessoas precisam saber que, mesmo se você for jovem, algo tão simples pode causar um derrame”, disse Kunicki ao Daily Mail. “O meu era um em um milhão, mas uma artéria vertebral rompida é, na verdade, uma causa bastante comum de derrames em jovens.”
A família de Kunicki criou uma página do GoFundMe para sua recuperação.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.