Hábito simples e prazeroso pode diminuir riscos de diabetes tipo 2
Uma pesquisa realizada na China mostrou que um simples hábito pode diminuir consideravelmente os riscos de desenvolver diabetes tipo 2.
Já imaginou ter um hábito simples e prazeroso que pode diminuir as chances da diabetes tipo 2? Segundo um estudo realizado pela Unidade de Adelaide, na Austrália, o segredo está em beber chá-preto diariamente. Nos dados apresentados, os participantes que consomem chá-preto todos os dias possuem um risco 53% menor de pré-diabetes, e um risco 47% menor em diabetes tipo 2.
Veja também: Cuidado como você usa o saleiro: risco da diabetes tipo 2 pode aumentar.
Essas pessoas forma comparadas a outras que nunca bebiam o chá. O resultado se manteve mesmo levando em consideração fatores de risco conhecidos por aumentarem o risco de diabetes, como idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), tabagismo, entre outros.
Com a pesquisa, o intuito era de confirmar outros estudos que já haviam apontado os benefícios do consumo do chá. Dentre os benefícios, está os efeitos protetores do consumo habitual de chá no controle do açúcar no sangue. Esse controle é feito por meio do aumento da excreção da glicose na urina.
Quais os resultados da pesquisa?
A pesquisa incluiu 1.923 adultos, sendo 562 homens e 1.361 mulheres, com idades entre 20 e 80 anos. Os participantes moram em 8 províncias da China. Desse total, 436 possuem diabetes, 352 estavam com pré-diabetes e 1.135 tinham níveis normais de glicose no sangue. Além disso, os participantes se dividiam também entre não consumidores do chá e aqueles que bebiam apenas um único tipo de chá.
Após considerar as diferenças de idade, sexo, fatores clínicos e estilo de vida, a pesquisa descobriu que a ingestão diária de chá está associada ao aumento da excreção de glicose pela urina e uma resistência à insulina. Essa descoberta sugere que as ações dos compostos bioativos no chá-preto podem influenciar direta ou indiretamente a excreção de glicose nos rins.
O resultado observado se assemelha com o de uma nova classe de medicamentos antidiabéticos, que possuem efeitos para a prevenção e tratamento do diabetes tipo 2 e também protegem o coração e os rins. Por fim, os efeitos benéficos do chá-preto podem ser derivados da forma em que ele é produzido, envolvendo a fermentação microbiana que pode desenvolver compostos bioativos.
Comentários estão fechados.