3 Hábitos comuns que ajudam a prevenir o Alzheimer

Segundo cientistas, atividades do cotidiano podem reduzir o risco de declínio cognitivo.

Segundo cientistas, o número de casos de demência e doenças como Alzheimer deve aumentar muito nos próximos anos.

Porém, felizmente, existem alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o Alzheimer. Veja abaixo quais são eles e como te ajudam a ter uma velhice mais saudável.

Leia mais: Alguns sinais de Alzheimer podem aparecer ainda na juventude

Como o Alzheimer funciona?

Basicamente, o Alzheimer é uma doença degenerativa, que estimula a perda de algumas funções cerebrais muito importantes, como a memória. Logo, é uma condição que assusta diversas pessoas ao redor do mundo, especialmente aqueles que estão mais próximos dos 60 anos de idade. Inclusive, é justamente uma das doenças que mais vem sendo identificada em pacientes idosos.

Como prevenir o Alzheimer

Como é uma doença que atinge o cérebro de forma gradual, alguns hábitos podem reduzir esse declínio cognitivo. Em geral, eles são mais relacionados a atividades que a medicina recomenda diariamente, como evitar cigarros e manter uma alimentação saudável. Dessa forma, é possível evitar essa degeneração das células nervosas no cérebro e consequentemente redução de massa cerebral.

  • Tenha amigos

Poucas pessoas sabem disso, mas ter uma rede saudável de amigos e familiares é extremamente importante para a saúde do cérebro. Isso porque, através da socialização, é possível reduzir bastante o risco de demência, visto que esse órgão é constantemente exercitado.

  • Evite cigarros

Segundo algumas pesquisas, pessoas que fumam possuem quase 50% a mais de risco de sofrer com demência. Portanto, fumar é algo que definitivamente degrada o cérebro e implica em danos seríssimos na velhice.

  • Tenha uma alimentação balanceada

Uma alimentação saudável e balanceada é algo que ajuda bastante o corpo a se manter saudável. Não só no aspecto muscular e físico, esse hábito tem impactos extremamente positivos em relação à saúde mental. Por conta disso, é muito importante consumir alimentos orgânicos, como frutas, legumes e vegetais.

Através disso, é possível distribuir diversos antioxidantes ao corpo que serão acumulados durante os anos, proporcionando uma velhice muito saudável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.