Histórico! Mattel lança a primeira Barbie com Síndrome de Down

Empresa segue apostando na representatividade em suas bonecas.

A Mattel anunciou, no início desta semana, sua primeira Barbie com Síndrome de Down. Este é mais um passo da empresa em busca da representatividade em seus brinquedos.

De acordo com o site Mirror, do Reino Unido, a empresa consultou a Sociedade Nacional com Síndrome de Down dos Estados Unidos. Com a consultoria, criou o design da boneca.

Representatividade importa

Esta é mais uma Barbie projetada para promover inclusão. Ao longo dos anos, a boneca foi atacada por ser vendida com apenas um biotipo nas maioria das vezes: branca, loira, de olhos azuis e muito magra.

Nos últimos anos, no entanto, a empresa tem se esforçado para lançar bonecas com mais diversidade. Agora, é possível encontrar Barbies com vitiligo, aparelho auditivo e até mesmo bonecas transgênero nas prateleiras de lojas de brinquedo.

Para divulgar a Barbie com Síndrome de Down, a Mattel fez uma parceria com a modelo britânica Ellie Goldstein. A jovem de 21 disse estar “muito feliz” em ver uma boneca que, assim como ela, é Down.

“Ao ver a boneca, fiquei tão maravilhada. Significa muito para mim e estou honrada e orgulhosa que a Barbie me escolheu para mostrar este brinquedo ao mundo”, disse Ellie. “Diversidade é importante para mim. As pessoas precisam ver mais pessoas como expostas por aí, e não escondidas”.

Modelo Ellie Goldstein com Barbie com Síndrome de Down (Foto: Mattel).

Carol Boys, chefe-executiva na Associação Britânica de Pessoas com Síndrome de Down do Reino Unido endossa o coro. “Sempre ouvimos que famílias não sentem que há representatividade de suas crianças Down na mídia”, salientou.

A associação congratulou a Mattel. “Crianças da nossa comunidade agora poderão brincar com bonecas que os representam”, finalizou.

Quanto custa a Barbie com Síndrome de Down?

A Barbie com Síndrome de Down é parte da coleção de Barbies Fashionistas. São mais de 175 bonecas com diferentes cores de pele, tipos de corpos e texturas de cabelo. Além disso, como dito acima, alguns modelos têm deficiências ou são fora do padrão normativo cisgênero.

A Barbie Down está disponível para compra a partir desta terça-feira, 25 de abril, e custa £13.99 no mercado britânico – aproximadamente R$ 88 na cotação atual.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.