Histórico! Sonda da Nasa chega à Terra trazendo pedaço de asteroide; saiba mais
A OSIRIS-REx completou sua missão neste domingo (24), quando chegou à Terra em segurança após 3 anos na superfície do asteroide Bennu.
A sonda OSIRIS-REx da NASA completou sua missão com sucesso, chegando à Terra em segurança após três anos na superfície do asteroide Bennu.
O equipamento está trazendo uma importante amostra do corpo celeste, sendo a primeira deste tipo a chegar ao planeta.
O pouso da sonda foi realizado neste domingo (24), por volta das 12h30, horário de Brasília. Agora, a amostra coletada no asteroide está passando pelos processos necessários para o início de sua avaliação.
Entenda a importância da chegada e estudo desse material
Sendo um asteroide considerado “potencialmente perigoso” pela Nasa, Bennu possui formato similar ao de um pião e cerca de meio quilômetro de largura. O estudo das propriedades desse asteroide pode nos trazer novas ideias e conclusões sobre o nascimento dos planetas.
Acredita-se que asteroides como esse sejam responsáveis pela chegada da água ao planeta Terra, por exemplo, podendo esclarecer diversas dúvidas.
Após a chegada, a amostra será conduzida para um local seguro e em um ambiente livre de interferências, inclusive do oxigênio, para preservar sua composição.
Após a retirada da amostra de dentro do equipamento da NASA, ela passará por diversos testes para reconhecer sua estrutura de formação.
Dessa maneira, torna-se possível identificar algumas das particularidades de formação do asteroide Bennu e a ligação desse tipo de corpo viajante do espaço com o nascimento do Sistema Solar.
O que dizem os especialistas no assunto
“As missões espaciais, como a OSIRIS-REx, são como trabalhos de campo para meteoricistas. Elas são o próximo passo que nos permitirá aprender mais sobre essas rochas extremamente importantes e o que elas podem nos dizer sobre o início do Sistema Solar”, afirma a professora Sara Russell, parte da equipe de análise de amostras OSIRIS-REx do Museu de História Natural de Londres.
A amostra de Bennu, trazida pela missão da NASA, trará diversas respostas para questões importantes sobre a formação do Sistema Solar como o conhecemos.
Dessa maneira, contribui-se para a formação de novas teorias e para a desmistificação de alguns pontos presentes em teorias anteriores.
Além disso, após a entrega das amostras, a missão terá seu nome alterado para OSIRIS-APEX, e deverá seguir em direção a outro objeto próximo à Terra.
O próximo alvo será o asteroide conhecido como Apophis, e a sonda deve entrar em contato com ele por volta do ano de 2029 para trazer mais amostras para avaliação.
Comentários estão fechados.