‘Homem-elefante’ faz cirurgia para reparar anomalia no nariz; Veja como ele ficou
Escocês vivia recluso desde que desenvolveu doença que deformou seu rosto. Agora, voltará a ter vida social.
O escocês Alan Findlay vivia recluso desde que desenvolveu rinofima. A doença desfigurou seu nariz, fazendo com que as pessoas começassem a chamá-lo de “homem-elefante”. No fim de 2022, o homem de 56 anos passou por uma cirurgia para reparar a anomalia e recuperar sua autoestima.
Leia mais: Você sabe o que é a síndrome da pessoa rígida? A cantora Céline Dion é uma das vítimas
“É uma transformação incrível. Quando você compara o antes e depois, é absolutamente uma mudança de vida para mim”, disse o “ex-homem-elefante” ao Daily Record.
A condição do homem começou em 2018. A doença do escocês fez com que crescesse tecido ao redor de seu nariz de forma descontrolada. Por isso, os médicos do serviço público de saúde do Reino Unido, o NHS, tinham resistência em operá-lo.
“Homem-elefante” tentou tratamento no início da doença
“Comecei a notar uma diferença no meu nariz por volta de 2018. Os vincos começaram a aparecer no lado direito”, relembrou o escocês. Segundo ele, ao longo de um ano, houve crescimento de tecido, mas nada muito anormal.
“Fui ao meu médico de família e fui encaminhado a um dermatologista e depois a um cirurgião plástico. Essa consulta foi bastante assustadora. Disseram-me que seria um procedimento difícil e que precisaria de muito tempo fora do trabalho. Eles também disseram que eu teria que esperar muito tempo para fazer isso.”
O quadro extremo fez com que o homem procurasse outro especialista. Com ele, fez sessões a laser para retirar o excesso de tecido ao redor do nariz. Aos poucos, a rinofima regrediu e Alan conseguiu ter seu nariz original de volta.
Mais autoestima
Após a cirurgia, o homem pôde passar as festas de fim de ano com a família. No no passado, ele preferiu passar o Natal sozinho, já que a doença havia piorado e todos o chamavam de “homem-elefante”. “Estou mais confiante, vou sair para socializar neste ano”, disse.
O que é rinofima?
A rinofima consiste em massas ou caroços no nariz. Normalmente, o crescimento do tecido é lento, mas há casos mais extremos, como o caso do “homem-elefante”. Em situações assim, além do desconforto estético, o paciente também pode apresentar obstrução nasal.
O tratamento mais conhecido para a doença é uma cirurgia para remodelar o nariz. Em casos leves, pacientes tiveram bons resultados com remédios contra acne.
Comentários estão fechados.