Huawei inova e propõe desbloqueio dos seus celulares por meio de voz

Nada de biometrias ou Face ID, a novidade agora é o desbloqueio pela voz. Será que isso funcionária bem no Brasil?

Há diversas maneiras possíveis de desbloquear o celular: reconhecimento facial, biometria, senhas numéricas, senhas escritas e padrões de desenhos. A novidade é que provavelmente mais uma maneira surja em breve, visto que a Huawei registrou a patente de um desbloqueio de smartphone por reconhecimento de voz.

Leia mais: Inteligência artificial: tecnologia permitirá diagnósticos feitos a partir da voz

Huawai inova com tecnologia de reconhecimento de voz

Com tantas possibilidades disponíveis para atender a esta necessidade, quase parece que não irá haver mais nenhuma. Não temos o suficiente? Pois é. Uma empresa chinesa, Huawai, mostrou que sempre há como inovar, então solicitou uma patente na China que diz respeito a uma tecnologia que reconhece a voz do dono do celular por meio de alguns padrões. Ela será usada para desbloquear o aparelho.

Como funciona?

A empresa disse que ela irá funcionar por meio de um sinal de voz. Se o smartphone não estiver desbloqueado, ele irá verificar se o padrão vocal é o mesmo do dono do usuário. Se estiver, o celular então ficará disponível para uso.

Reconhecimento por voz

A tecnologia de reconhecimento por voz tem sido cada vez mais utilizada por grandes companhias.

Já sabemos que a Apple tem a Siri enquanto a Amazon conta com a Alexa. Elas interpretam o que é dito por meio dez vozes e executam determinadas funções. Essa tecnologia utiliza da Natural Language Processing. O áudio é dividido em bits que são convertidos em formato digital e interpretados por meio de padrões de palavras.

A novidade trazida pela Huawai é que, embora a tecnologia já exista e seja bastante utilizada, nenhuma delas foi pensada para o desbloqueio de celular. Ela inova ao utilizar e adaptar o recurso para que seja possível identificar as pessoas que estão autorizadas a utilizar aquele aparelho.

Tudo de forma mais rápida, afinal de contas, não será necessário o uso de senhas ou da biometria.

Quando a tecnologia será implementada?

Registrar uma patente pode significar que os celulares já estão sendo produzidos, mas também pode significar apenas que a ideia surgiu e está sendo trabalhada. Sendo assim, não é possível definir quando algo assim estará marcando presença nos próximos aparelhos. Elas podem, inclusive, nem aparecer.

Nós acreditamos que dificilmente o recurso será desperdiçado, então em breve devemos ver a novidade nas lojas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.