A ‘maldição da aposentadoria’ existe e você está sujeito a isso; saiba como evitar

Não caia na mesma armadilha em que milhares de pessoas ao redor do mundo caíram e evite a maldição da aposentadoria.

A sociedade em si carrega uma relação muito antiga quando o assunto é envelhecer. Com isso, são geradas diversas expectativas equivocadas sobre o que é, de fato, ficar mais velho. Há muitas pessoas que trabalharam durante toda a vida e o cansaço físico chega para todos.

Leia mais: Saiba mais sobre como solicitar a sua aposentadoria rural

Então, se você estiver mais cansado que o normal, saiba que a aposentadoria é este momento de descanso do qual o seu corpo precisa. O que a maioria das pessoas imaginam é que a aposentadoria é, realmente, um presente, mas os estudos científicos apontam que pode ser mais uma espécie de maldição do que qualquer outra coisa.

Conheça a maldição da aposentadoria e desconstrua expectativas criadas para este momento

Expectativa versus realidade

Os momentos de descanso na aposentadoria podem ser interrompidos por problemas de saúde que geralmente aparecem com grande efeito na velhice: câncer, derrame, doenças cardíacas e outras. Lidar com a realidade nem sempre é tão fácil.

Maldição da aposentadoria

O economista Dhaval Dave e a área da saúde da Bentley University, em Massachusetts, estudaram o efeito da maldição da aposentadoria. Assim, descobriu-se que a indicação dos dados que mostram o efeito negativo na saúde são completamente reais.

Queda na saúde física e mental

A equipe descobriu que, após 5 anos desde o início da aposentadoria, o americano tem uma queda de 6% a 9% na saúde mental, e cerca de 5% a 6% na condição de doente, considerando também uma dificuldade de 5% a 16% nas atividades diárias. Ou seja, são mudanças drásticas para uma pessoa.

Não é um bom momento para a economia

Os programas de saúde do governo sentem um impacto desses aumentos de necessidades médicas para pessoas que precisam de tratamentos crônicos.

O problema, é claro, não é a aposentadoria

A maldição e as dificuldades se encontram na transição do trabalho para a aposentadoria, pois é o exato momento em que todo o trabalho feito durante uma vida é interrompido.

O ser humano é acostumado com o hábito

O hábito do trabalho veio durante toda uma vida, por cinco dias na semana e em todos os meses do ano. Por isso, na aposentadoria, é indicado criar novos hábitos para ocupar o lugar do trabalho, senão o aposentado pode sofrer com a mudança.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.