Humanos antigos sobreviveram ao asteroide que matou os dinossauros

Um estudo afirma que ancestrais dos humanos caminharam na terra ao mesmo tempo que os dinossauros, levantando a hipótese deles terem sobrevivido à grande extinção em massa

Um novo estudo revelou que nossos ancestrais humanos caminharam pela Terra ao mesmo tempo que os dinossauros. De acordo com pesquisadores, os mamíferos placentários, grupo que inclui humanos, cães e morcegos, coexistiram com os dinossauros antes da sua extinção.

O estudo

A pesquisa, que envolveu a análise de fósseis, indicou que até 21,3% das famílias de mamíferos placentários podem ser rastreadas ao período Cretáceo. Além disso, foi constatado que os primatas, grupo que inclui a linhagem humana, assim como os lagomorfos (coelhos e lebres) e os carnívoros (cães e gatos), evoluíram pouco antes da extinção em massa.

Após o impacto devastador do asteroide, os mamíferos placentários se diversificaram rapidamente, sendo que a perda da competição com os dinossauros pode ter impulsionado esse rápido processo de diversificação.

Emily Carlisle, autora principal do estudo e pesquisadora da Escola de Ciências da Terra da Universidade de Bristol, explicou que o estudo envolveu a análise de milhares de fósseis de mamíferos placentários. Essa análise permitiu observar os padrões de origem e extinção dos diferentes grupos, possibilitando estimar quando eles evoluíram.

O modelo utilizado para esse cálculo foi baseado nas primeiras aparições dos grupos no registro fóssil e no padrão de diversidade de espécies ao longo do tempo. Essa abordagem também permitiu estimar as datas de extinção com base nas últimas aparições dos grupos antes da extinção.

Resultados

Essa descoberta não apenas prova a coexistência dos mamíferos placentários com os dinossauros, mas também pode ajudar a entender outras extinções em massa. Os pesquisadores acreditam que a análise das origens e extinções de diferentes grupos de mamíferos pode lançar luz sobre eventos como a extinção em massa do Cretáceo-Paleogeno (K-Pg) e o Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno (PETM).

Embora tenha havido debates entre os pesquisadores sobre a presença dos mamíferos placentários ao lado dos dinossauros antes da grande extinção, os fósseis desses animais foram encontrados apenas em rochas com menos de 66 milhões de anos. Essa é a idade estimada do impacto do asteroide que levou à extinção dos dinossauros. O interessante é que os dados moleculares sugerem uma origem mais antiga para esses mamíferos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.