Por que executivos e cientistas renomados temem a ‘IA do futuro’?
Será que o fim dos tempos realmente está próximo e pode ser causada por uma Inteligência Artificial que decidiu acabar com os humanos?
Os assuntos envolvendo o futuro da inteligência artificial (IA) continuam em alta no mundo inteiro.
O tema se tornou ainda mais presente depois que executivos de renome e cientistas prestigiados resolveram expor suas preocupações. Alguns acreditam até na capacidade de aniquilação dos humanos ao longo do tempo.
Mas, será que isso é possível?
Veja também: Conheça 5 profissões que surgiram por causa da Inteligência Artificial
Carta aberta alerta para perigos da IA
Uma carta aberta divulgada no dia 30 de maio contou com a assinatura de responsáveis por grandes empresas como a OpenAI e Google DeepMind. Inclusive, Goffrey Hinton e Yoshua Bengio também assinaram, sendo que estes dois são considerados os “padrinhos” da IA moderna.
O objetivo dos signatários era apenas um: tentar diminuir os efeitos potencialmente nocivos que a IA pode causar. Esse assunto deve ser tratado como uma emergência mundial ao nível de pandemias e guerras nucleares.
Um artigo da empresa sem fins lucrativos Center for Ai Safaty também reforçou os medos de muitas pessoas. O direto executivo da organização é Dan Hendrycks, sendo que ele é um estudioso de IA bem-conceituado.
Intitulado de “Natural Selection Favors AIs over Humans”, o texto fala a respeito da seleção natural favorecer a IA bem mais do que os humanos.
Como a IA pode acabar com os humanos?
Primeiramente, saiba que a preocupação dos estudiosos não é sobre ferramentas mais simples como ChatGPT e outras IA que podem fazer imagens, por exemplo.
Eles falam sobre inteligências futuras capazes de adquirir consciência e tomar atitudes com base no que “desejam” e não naquilo que foram comandadas a fazer.
De acordo com os pesquisadores e executivos, uma IA desse nível seria capaz de ações como criar ou liberar um vírus altamente letal para a humanidade, disseminar diversos conteúdos mentirosos e enganosos com extrema eficiência, acionar bombas nucleares, etc.
De forma geral, teme-se que uma máquina que chegasse à conclusão de que os humanos são um mal a ser combatido teria facilidade em aniquilar a espécie da face da Terra.
Um cenário catastrófico como esse seria antecedido pela devastação do mercado de trabalho e das oportunidades para as pessoas, dentre outras consequências do uso indiscriminado da Inteligência Artificial.
Comentários estão fechados.