IBGE irá realizar seleção para o Censo Demográfico 2022 com 48.535 vagas
O IBGE encerra no 15/06 as inscrições no processo seletivo simplificado para 48.535 vagas no cargo de recenseador do censo demográfico 2022.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão encerradas na próxima quarta-feira (15) as inscrições relativas ao processo seletivo simplificado que dispõe de 48.535 vagas para o cargo de recenseador do censo demográfico 2022.
As vagas exigem nível fundamental completo e estão distribuídas em todos os entes federativos. A previsão do contrato é de aproximadamente 3 meses com possibilidade de prorrogação.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de forma online até o dia 15 de junho na página do concurso ou através do link.
A principal função do recenseador é entrevistar os moradores no período da coleta. Visto que a remuneração é paga pela produção, ela apresenta uma variação de acordo com o tempo que o servidor dedica ao desempenho da função, assim como o grau de dificuldade no acesso aos domicílios.
A jornada de trabalho ideal para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais. O servidor também irá passar por um treinamento obrigatório antes de começar o Censo. A previsão para a divulgação do resultado final será em 30 de junho.
O processo de seleção será feito com base na análise curricular dos candidatos. “Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Aqueles que forem convocados precisarão comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.
Vagas por estados
O estado de São Paulo é o ente federativo que conta com o maior número de vagas: são 18.589 vagas espalhadas por 635 municípios. A maior parte dessas vagas são para a capital Paulista (5.426). Ao estado do Rio Grande do Sul foram ofertadas 5.185 vagas, que estão distribuídas em 492 municípios. Já no estado de Minas Gerais, que é o terceiro ente federativo com maior número de vagas, são 4.633 vagas.
Ao total, o IBGE deverá contratar 206.891 servidores temporários para atuar no censo. Dessas vagas, aproximadamente 183.021 serão preenchidas com recenseadores, que irão fazer o treinamento entre os dias 18 e 22 de julho.
“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que na seleção complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, esclarece Bruno Malheiros.
Comentários estão fechados.