‘ICE’ é um dos hábitos alimentares mais rudes atualmente
O hábito que falaremos aqui é uma das situações mais chatas que podem acontecer durante um jantar; veja qual é e saiba como não praticá-lo!
Seria isso um elogio? Uma crítica? Torna-se difícil distinguir
Caso você já tenha passado por algo do tipo, ou até mesmo tenha feito algum comentário desse nível, saiba que os norte-americanos já nomearam essa prática de “ICE”, invidious comparison eating (algo como comparação alimentícia invejosa). Isso pode ser visto como o pior hábito passivo-agressivo durante um jantar.
Nessa ocasião, alguém diz indiretamente que o alimento que foi servido é menor/pior, descrevendo os motivos pelos quais outra versão é “maior”/melhor, sendo que essa outra versão normalmente é feita por quem está sugerindo.
O comentário pode acontecer em qualquer refeição em grupo, mas é ainda mais incômodo quando acontece em uma reunião íntima, bem na frente de quem cozinhou o prato com tanto carinho e atenção.
Dessa maneira, quem faz esses comentários normalmente o faz para se colocar como superior ao cozinheiro da vez. Essa sobreposição pode ser tanto no aspecto financeiro, dizendo que pode adquirir algum produto mais caro para elaborar o prato, ou dizendo que simplesmente tem mais técnicas e conhecimento de cozinha, o que não é legal em nenhum caso.
Como fazer uma sugestão sem parecer presunçoso (a)?
Assim, caso tenha alguma crítica ou sugestão sobre a janta servida, a dica é bem simples: basta chamar o cozinheiro para uma conversa gastronômica, de preferência particular e descontraída, sem tentar se colocar acima ou abaixo dele, mas simplesmente compartilhando dicas e recebendo algumas orientações também.
Dessa maneira, você pode ensinar e até mesmo aprender algumas coisas, sem deixar o evento constrangedor.
Comentários estão fechados.