Idade Antiga – Quando foi, principais povos e civilizações, cronologia
Um resumo sobre o que foi a História Antiga, o período demarcado, povos e civilizações, as principais características e sua transição para a Idade Média.
O historiador é o profissional especializado no estudo e escritura da História. É ele que, o tempo todo, lida com acontecimentos que ocorrem no passado distante ou recente, assim como suas consequências nos tempos atuais.
Agora, já parou para imaginar no campo imenso que o historiador tem de pesquisa? Afinal, estamos no século XXI e o que homem caminha sobre a Terra há mais de 4 mil anos antes de Cristo! Imagina como é pesquisar e decifrar tudo isso!
Para facilitar o estudo da História, foi feita uma divisão em cinco períodos tendo como base características das sociedades na época ou acontecimentos importantes. São eles:
- Pré-História: surgimento da vida na Terra até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): 4.000 a.C. até 476
- Idade Média (Medieval): 476 até 1453
- Idade Moderna: 1453 a 1789
- Idade Contemporânea: 1789 até os dias atuais
Por enquanto, vamos nos concentrar no estudo da História Antiga, Antiguidade ou Idade Antiga, berço de grandes feitos e civilizações que nos influenciam até os dias de hoje.
O que foi a Idade Antiga?
A História Antiga, Antiguidade ou Idade Antiga é o período que compreende o aparecimento das primeiras civilizações, as civilizações antigas. A divisão da História delimita esse período entre os anos de 4.000 a.C. até 476, a partir do final da Pré-História.
O marco para o início da História Antiga é a invenção da escrita cuneiforme e considera-se como seu fim a queda do Império Romano no Ocidente devido às invasões dos povos germânicos ou bárbaros.
A Antiguidade representou, em suma, a história dos povos europeus e orientais. Desse modo, tem-se que as civilizações que viveram nessa época são as precursoras do que foi desenvolvido no Mediterrâneo até chegar a Roma.
A Idade Antiga foi um período de grandes transformações e conquistas, tendo a própria a escrita como fato de extrema importância. A História Antiga viu nascer grandes impérios, como o Persa, e a figura de conquistadores natos, como Alexandre Magno.
Entre as civilizações antigas, podemos mencionar a invenção do alfabeto pelos fenícios, a adoção de uma religião monoteísta pelos hebreus, além do surgimento da Grécia, Egito e Roma Antigos, cujo legado deixou marcas na cultura, política, economia e democracia.
Foi, também, o período de grandes batalhas, como as Guerras Médicas, do Peloponeso, além das Grandes Navegações. No Oriente, destacaram-se as civilizações hindu e chinesas, especialmente, pela sua influência no comércio.
Algumas das principais influências da Antiguidade estão na literatura, arte, governo, organizações militares e religião. Algumas das religiões nascidas nesse período existem até hoje, como budismo, cristianismo, judaísmo e confucionismo.
Principais características da Idade Antiga
Um período tão longo compreendeu intensas movimentações e modificações na História Humana. Entre as principais características da Idade Antiga, podemos destacar:
- Surgimento e desenvolvimento da vida urbana, comércio, cultura e arte
- Surgimento de religiões, a maior parte delas politeístas
- Centralização do poder nas mãos de reis
- Estratificação social
- Guerras entre os povos e militarização
- Criação das leis como base do sistema jurídico
- Implantação dos sistemas de impostos e obrigações sociais
Quais são as civilizações da Antiguidade?
Os principais povos e civilizações que fizeram parte da Idade Antiga são:
- Etruscos: povo que viveu na Etrúria, península Itálica, na área correspondente à atual Toscana. Donos de uma cultura original, tinham arte e engenharia bem adiantados para a época. A sociedade aristocrática permitia a participação das mulheres na vida pública.
- Celtas: conjunto de povos que, organizados em tribos, se espalharam pela maior parte do Oeste da Europa a partir do II milénio a.C. Entre eles, estavam os bretões, os gauleses, os escotos, os eburões, os batavos, os belgas, os gálatas, os trinovantes e os caledônios.
- Creta: a civilização cretense desenvolveu-se por volta de 2 mil a.C. no extremo sul da Grécia precedendo as cidades-estado de Tebas, Esparta e Atenas.
- Fenícios: povo de origem semita que habitou a costa oriental do mar Mediterrâneo por volta de 3.000 a.C. São os inventores do alfabeto e grandes comerciantes marítimos
- Hititas: povo indo-europeu que fundou um poderoso império da Anatólia Central no II milênio a.C. Ao lado dos egípcios, foi uma das maiores civilizações da Antiguidade sendo muito citadas na Bíblia e na Odisseia de Homero.
- Hebreus: a primeira civilização monoteísta tem sua origem intimamente ligada às escrituras bíblicas. São os principais responsáveis pela história de Israel.
- Egito Antigo: formou-se no vale do rio Nilo, no nordeste da África. Aproximadamente em 3.200 a.C, os egípcios se organizaram como um Império.
- Persas: o grande Império Persa teve dois séculos de existência e ocupou boa parte da Ásia Menor. A civilização teve início em 549 a.C e terminou no ano de 330 a.C quando foi invadida pelos macedônios.
- Mesopotâmia: localizada na Ásia Menor, reuniu civilizações entre os rios Tigres e Eufrates. As mais importantes foram os sumérios (inventores da escrita e da urbanização) e babilônios
- China: naquele tempo, os chineses permaneciam isolados principalmente por sua localização geográfica. Foram responsáveis por grandes descobertas e, em torno de 1.500 a.C., já estavam organizados como um reino.
- Hindu: a civilização hindu ocupou a Índia por volta de 2.000 a.C e, assim como a chinesa, permaneceu isolada por sua localização geográfica. Também foi responsável por grandes invenções, além de ser alvo do comércio.
- Império Macedônico: organizado por Filipe II, alcançou o ápice sob o reinado de Alexandre, o Grande. A expansão do Império começou no século IV a.C e provocou a fusão de culturas com os povos conquistados, gerando a cultura helenística.
- Roma Antiga: os romanos foram uma das civilizações mais desenvolvidas da Península Itálica mas, sua fundação ainda é um mistério para muitos historiadores. Após influenciar Europa, África e Ásia com sua cultura, economia e política, teve sua decadência em 476 d.C.
- Grécia Antiga: a civilização construída ao sul da península Balcânica, ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor era composta por um conjunto de cidades que compartilhavam costumes, línguas e algumas leis. Cultivavam a beleza e a virtude, desenvolvendo trabalhos na arte, pintura, escultura e literatura. Segundo eles, os cidadãos eram capazes de contribuir para o bem-estar comum fazendo nascer, então, a democracia.
- Povos Bárbaros: denominação dada pelos romanos aos germânicos. Entre eles, estavam os lombardos, hunos, francos, vikings, visigodos, anglo-saxões e ostrogodos. Alguns deles invadiram Roma, saqueando-a e destruindo-a.
Idade Antiga – Linha do Tempo
Acompanhe os principais acontecimentos da Idade Antiga de acordo com a cronologia alinhada a seguir:
- 3.500 a.C : os sumérios desenvolveram a escrita.
- 3.200 a.C. : unificação do Egito.
- 1900 a. C: fixação dos hebreus na região da atual Palestina.
- 1.100 a.C.: colonização da Ásia Menor pelos gregos.
- 753 a.C.: fundação da cidade de Roma
- 1 : Nascimento de Jesus Cristo e início da Era Cristã.
- 313: liberdade de culto aos cristãos a partir do decreto do Edito de Milão pelo Imperador Constantino
- 330: fundação da cidade de Constantinopla
- 425: povos germânicos conquistam províncias do Império Romano.
- 476 : fim do Império Romano do Ocidente
Idade Antiga na América
Ainda que alguns estudiosos as considerem como civilizações da Pré-História, há quem considere os povos pré-colombianos da América como viventes na Idade Antiga. Nesse período, surgiram as avançadas civilizações dos maias, incas e astecas.
A discordância vem do ponto de vista de alguns historiadores. Segundo essa corrente, o nível de complexidade social adquirido pelas sociedades ameríndias seria mais correto para enquadramento na Pré-História.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.