10 ideias de brincadeiras antigas
As gerações passadas se divertiram com muitas brincadeiras que hoje estão esquecidas pelas crianças novas. Que tal resgatar essas brincadeiras antigas?
Algumas brincadeiras antigas marcaram nossa infância, como a amarelinha, esconde-esconde, pega-pega e tantas outras. Mas, as crianças da geração atual não conhecem muito sobre esses passatempos que vieram dos nossos pais e avós. Por isso, trouxemos algumas dicas de brincadeiras tão conhecidas e tradicionais, mas que foram ficando esquecidas.
Veja mais: A importância das brincadeiras cantadas na Educação Infantil
Essas são maneiras divertidas de brincar, reunir os amigos e ser mais criativos, deixando um pouco as tecnologias de lado, como celulares e videogames. Confira abaixo 10 ideias de brincadeiras antigas e como seus filhos podem se divertir nos dias de hoje.
1 – Amarelinha
A amarelinha, sem dúvida, é a brincadeira antiga mais conhecida de qualquer geração. Ela é originária dos portugueses e se popularizou no Brasil rapidamente. Para brincar é muito simples: com um giz, desenhe as casinhas da amarelinha no chão. Numere de 1 a 10, e, no final, desenhe um círculo maior e escreva o nome ‘Sol’. Encontre uma pedra e comece a pular.
2 – Artes com tintas e massinhas
Uma das brincadeiras que as crianças mais gostam é de colorir e criar. Por isso, aposte nas tintas não tóxicas e nas massinhas para fazer a alegria dos pequenos. Para as pinturas, pode-se usar folhas de papel ou telas. Que tal propor montar uma exposição com os desenhos feitos pela criançada? Outra dica interessante é usar as massinhas. Porque não criar esculturas com elas?
3 – Bambolê
O bambolê é outra brincadeira muito antiga e que pode ser feita por crianças de todas as idades. A ideia é rodar o arco na cintura e não deixar ele cair. Porém, quem deseja tornar a brincadeira mais divertida ou difícil, faz isso também no pescoço, braços e pernas.
4 – Bolhas de sabão
Essa é uma brincadeira divertida e bem simples de fazer. Use um canudo ou improvise com um pedaço de arame. Para fazer o líquido, use sabonete líquido, shampoo ou detergente neutro e misture com água. A brincadeira é tentar fazer o maior número de bolinhas ou a maior que conseguir.
5 – Cabo de guerra
E que tal fazer uma disputa entre meninos e meninas? Ou entre irmãos e primos? Para isso, cada time deverá ficar de um lado da corda e segurá-la. A brincadeira deve ter duração de dois minutos, e, quem soltar antes ou conseguir puxar mais a corda para o lado do seu time, vence.
6 – Dominó
Os dominós podem ser encontrados facilmente em lojas de brinquedos e são excelentes distrações para as crianças. Além das peças tradicionais, branca com pontinhos pretos, ainda há os modelos coloridos ou com formas geométricas vazadas, indicados para estimular crianças com alguma deficiência visual.
7 – Jogo da velha
O jogo da velha consiste em marcar com ‘X’ e ‘O’ as casinhas e ver quem fecha os três itens seguidos primeiro. Esse pode até parecer um jogo simples, mas requer estratégia, pois se marcar de maneira errada pode-se entregar o ponto para o adversário.
8 – Passa anel
Bem simples e divertida, a brincadeira do passa anel consiste em uma pessoa colocar o anel entre as duas palmas da mão, e, com as mãos fechadas, passá-la entre a dos colegas. Cuidadosamente, o anel é deixado cair nas mãos de um dos amigos e os coleguinhas precisam descobrir quem está com o objeto.
9 – Pular corda
Pular corda além de ser uma brincadeira bem divertida, é uma excelente maneira de realizar uma atividade física. É ótima para brincar com amigos, pois enquanto dois seguram as pontas e balançam, os outros podem pular, entrando e saindo sem tropeçarem.
10 – Siga o mestre
Escolha uma pessoa para fazer movimentos enquanto os outros tentam copiá-la. Quanto mais rápido você fizer o movimento, então mais difícil será de imitar.
Que tal dividir essas brincadeiras da sua infância com seus pequenos? Essa é uma excelente chance de contar pra ele sobre o seu passado e dividir experiências gostosas e divertidas, criando uma conexão ainda mais forte com eles!
E você, gostaria de ler mais conteúdos como esse sobre brincadeiras antigas? Então clique aqui!
Comentários estão fechados.