Igreja Católica na Idade Média

A Igreja Católica teve um papel importante na Europa durante a Idade Média.

1

O cristianismo e a Igreja Católica tiveram um papel importante na Europa durante a Idade Média. A igreja local era o centro da vida da cidade. Pessoas participavam de cerimônias semanais.

A população era casada, batizada e enterrada na igreja. A igreja até confirmava a legitimidade de reis em seu trono, dando-lhes o direito divino de governar.

Poder

A Igreja Católica tornou-se muito rica e poderosa durante a Idade Média. As pessoas davam à igreja um décimo de seus ganhos em dízimos. Eles também pagaram à igreja por vários sacramentos, como batismo, casamento e comunhão. As pessoas também pagavam penitências à igreja. Os ricos costumavam dar terras à igreja.

Eventualmente, a igreja possuía cerca de um terço das terras da Europa Ocidental. Pelo fato da igreja ser considerada independente, eles não tinham que pagar ao rei qualquer imposto por suas terras. Líderes de igrejas se tornaram ricos e poderosos e muitos nobres se tornaram representantes religiosos como abades ou bispos.

Estrutura da Igreja

O líder da Igreja Católica é o papa. Logo abaixo do papa estavam homens poderosos chamados cardeais. Em seguida eram os bispos e abades. Mesmo os bispos detinham muito poder em nível local e frequentemente serviam no conselho do rei.

Catedrais

Muitas igrejas foram construídas durante a Idade Média. As maiores dessas igrejas eram chamadas catedrais. As catedrais eram onde os bispos tinham sua sede.

Catedrais foram construídas para inspirar admiração. Eles eram os edifícios mais caros e bonitos construídos em uma cidade. Às vezes, a construção de uma catedral podia levar duzentos anos para terminar.

A maioria das catedrais foi construída de maneira semelhante. Elas geralmente eram dispostas em forma de cruz. Elas tinham paredes e tetos altos para mostrar sua imponência.

Arquitetura gótica

Por volta do século XII, as catedrais começaram a ser construídas com um novo estilo de arquitetura chamado arquitetura gótica. Com esse estilo, o peso dos tetos abobadados ficava apoiado nos contrafortes e não nas paredes. Desta forma, as paredes poderiam ser mais finas e mais altas. Também permitia janelas altas nas paredes.

Arte

Algumas das grandes obras da Idade Média foram produzidas nas catedrais. Isso incluía vitrais, esculturas, arquitetura e murais pintados.

Outras Religiões

Embora o cristianismo dominasse a Europa durante a Idade Média, havia outras religiões. Estas incluíam religiões pagãs como a adoração viking do deus Thor.

Outros grupos religiosos incluíam os muçulmanos, que governaram grande parte da Espanha por muitos anos, e os judeus, que viviam em muitas cidades da Europa. Os judeus desempenharam um papel significativo na economia porque podiam emprestar dinheiro e cobrar juros.

Curiosidades

  • A conversão de um país geralmente acontecia do rei para baixo. Uma vez que o rei tenha se convertido ao cristianismo, seus nobres e pessoas seguiam o exemplo.
  • Alguns pedreiros chegavam a trabalhar em uma única catedral por toda a vida.
  • Catedrais e igrejas eram frequentemente usadas para conhecer lugares quando era necessária uma grande visão da cidade.
  • Os bispos católicos geralmente sentavam-se no conselho do rei.
  • As igrejas ofereciam educação e cuidavam dos pobres e dos doentes.
  • O corpo principal de uma catedral é chamado de “nave”, as extremidades da seção transversal são chamadas de “transeptos”, e a entrada é chamada de “nártex”.

você pode gostar também
  1. CURSO DE YOUTUBE Diz

    Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.