O impeachment de Fernando Collor de Mello
O impeachment de Fernando Collor de Mello foi o seu processo de afastamento do cargo de Presidente da República.
O impeachment de Fernando Collor de Mello foi o seu processo de afastamento do cargo de Presidente da República, em 1992.
Collor foi o primeiro presidente do Brasil eleito democraticamente, ou seja, pelo voto popular após a Ditadura Militar (1964–1985).
Sua eleição foi vista como o símbolo de uma nova fase da política nacional. Entretanto, acusado de corrupção e fraudes financeiras, a população se manifestou nas ruas pela sua saída do poder por meio do movimento Caras Pintadas.
É importante salientar que impeachment significa “impedimento”. Na política, esse termo é utilizado para se referir a um processo de cassação do mandato a partir da denúncia de algum crime cometido por uma autoridade.
A decisão do impeachment cabe ao poder legislativo do país.
A crise política e a saída de Collor
Os anos de 1991 e 1992, foram marcados pelos desmandos, escândalos envolvendo grandiosas e desnecessárias despesas públicas, e denúncias de corrupção dentro do governo.
Pedro Collor, irmão do presidente revelou à imprensa provas do envolvimento de Collor num caso de corrupção.
Tal relato agravou a crise política vivida pelo governo e levou às ruas milhares de manifestantes pedindo o impeachment do presidente.
A imprensa e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), revelaram um grande esquema de fraude comandado por Paulo Cesar Farias (PC Farias), ex-tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor de Mello.
Além disso, foram denunciados desvios de verbas públicas, propinas e a apropriação indevida do dinheiro público.
No mês de setembro de 1992, a Câmara dos Deputados iniciou o processo de impeachment do presidente.
Entretanto, antes do Senado julgar o caso, no dia 29 de dezembro de 1992, Collor renuncia ao cargo. Mesmo renunciando, ele foi condenado e teve seus direitos políticos cassados por 8 anos.
Itamar Franco, vice de Collor, ocupou o cargo de presidente do Brasil.
Saiba mais em: Todos os presidentes do Brasil e seus feitos mais marcantes
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.