Império islâmico
Saiba como foi o período de expansão do império islâmico e suas principais fases de ascensão global.
A expansão islâmica foi um período de rápida ascensão tanto para o Império Islâmico quanto para a religião do Islã.
Enquanto a Europa estava definhando na idade das trevas, o Oriente Médio vivia um período de prosperidade econômica e avanço científico. Nesta seção, cobrimos o Império Islâmico desde o início do Islã (610 d.C) até a queda do Império Otomano (1924).
Islamismo
A religião do Islã foi fundada em 610 d.C pelo profeta Maomé na cidade de Meca (atual Arábia Saudita).
A religião logo se espalhou por toda a região e teve um grande impacto sobre a cultura do Oriente Médio e Norte da África ao longo da Idade Média.
Califado
Depois que Maomé morreu, o governo islâmico foi chamado de “califado” e foi governado por um “califa”. Os primeiros quatro califas guiaram o Islã sob os ensinamentos de Maomé e foram chamados de Califas “corretamente guiados”.
Eles foram seguidos pela primeira dinastia islâmica chamada Califado Omíada. Em 750 d.C, o califado abássida assumiu o controle e governou por 500 anos. A Era de Ouro Islâmica ocorreu durante o Califado Abássida.
Extensão do Império
O Império Islâmico se expandiu por toda a Idade Média para se tornar um dos maiores impérios da história do mundo. Ele controlava o Oriente Médio, o norte da África, a península ibérica (Espanha) e partes da Ásia e da Índia.
Era de Ouro Islâmica
A Era de Ouro Islâmica foi um período em que a ciência, a cultura, a tecnologia, a educação e as artes floresceram em todo o Império Islâmico.
Este período durou de cerca de 790 d.C a 1258 d.C. O centro cultural durante esse período foi a cidade de Bagdá, que também serviu como a capital do califado abássida.
Curiosidades
- A arte islâmica primitiva raramente incluía figuras de humanos ou animais para evitar a criação de ídolos que as pessoas adorassem.
- Houve várias capitais do califado ao longo da história. Algumas das principais capitais incluíam Medina, Damasco, Bagdá, Cairo e Istambul.
- A Era de Ouro Islâmica chegou ao fim quando os mongóis saquearam a cidade de Bagdá em 1258 d.C.
- Existem “Cinco Pilares do Islã” que formam a estrutura da religião do Islã. Eles são: Shahadah (declaração de fé), Salat (oração), Zakat (caridade), Jejum e Hajj (peregrinação).
- No seu auge, o califado omíada foi um dos maiores impérios da história mundial e governou cerca de 28% da população mundial.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.