Imposto de Renda: Receita Federal alerta sobre golpe com a restituição

Se você declarou o Imposto de Renda este ano e está esperando pela restituição, fique atento ao novo golpe.

Se você declarou o Imposto de Renda este ano e está esperando pela restituição, fique de olho, pois golpistas estão utilizando informações pessoais para lesar o contribuinte. Na prática, os bandidos enviam um e-mail com um link para a confirmação de um suposto cadastro e um comprovante de pagamento da restituição. Para passar veracidade, eles utilizam a logomarca comemorativa da Receita Federal e da conta Gov.br.

Leia também: Declare suas ações no Imposto de Renda e evite multa de 150%

A Receita fez o alerta do golpe no último dia 4, e ressaltou que deve-se tomar cuidado com estes e-mails recebidos. “Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta Gov.br”, disse o órgão em nota.

Calendário da restituição do IR

O prazo para a declaração do IR foi prorrogado até o dia 31 de maio, data em que também começam a ser pagas as restituições. Confira o calendário abaixo:

  • 1º lote – 31/05/2022
  • 2º lote – 30/06/2022
  • 3º lote – 29/07/2022
  • 4º lote – 31/08/2022
  • 5º lote – 30/09/2022

Vale ressaltar que, se a sua chave Pix for o CPF, neste ano você pode receber a sua restituição com pagamento instantâneo feito pelo Banco do Brasil, direto na sua conta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.