Declare suas ações no Imposto de Renda e evite multa de 150%

De acordo com a Receita Federal, isso se enquadra em omissão de informações, e a multa por omissão pode chegar a 150% sobre os ganhos, segundo o regulamento.

Você sabia que os investimentos em ações precisam ser declarados no Imposto de Renda? Se não sabia, tome cuidado para produzir a declaração certinha, pois caso não conste estes dados nela, você pode tomar uma multa bem pesada.

Veja também: É possível doar o imposto de renda para os auxílios?

De acordo com a Receita Federal, isso se enquadra em omissão de informações, e a multa por omissão pode chegar a 150% sobre os ganhos, segundo o regulamento.

Então é imprescindível que você declare todos os ganhos em ações investidas em seu nome em 2021, mesmo que não tenha recebido salário no ano ou obtido outra fonte de renda.

Para serem declaradas, as ações devem ser informadas na ficha de Bens e Direitos, no grupo 03 (Participações societárias), código 01 (Ações). Você precisa abrir um ‘item’ para cada categoria de ação de cada empresa.

No campo “Discriminação”, você deve:

  • Informar o nome da empresa que emitiu as ações;
  • O código dos papéis;
  • O tipo de ação e a quantidade de papéis que você tinha em sua posse em 31 de dezembro de 2021;
  • O CNPJ da empresa que emitiu as ações.Nos campos “Situação em 31/12/2020” e “Situação em 31/12/2021”, você deve:
  • Informar a posição das ações em reais em cada data;
  • Se comprou as ações em 2021, preencha o valor do primeiro campo com zero;
  • Se você tiver vendido tudo em 2021, preencha o segundo campo com zero.

Entre os principais erros na declaração do Imposto de Renda estão:

Não pagar o imposto sobre os ganhos no prazo.
Em caso de venda de ações, a declaração dos ganhos deve ser feita até o último dia útil do mês em que foi feita a venda.

Misturar operação comum com day-trade

A operação comum é quando se compra ações em um dia e as vende no outro, nestes casos o imposto sobre o ganho capital é de 15%.

Day-trade é quando se compra e vende as ações no mesmo dia, e neste caso o imposto é de 20%.

Não lançar os prejuízos na declaração

Você deve declarar os prejuízos com ações na sua declaração, e isso pode até reduzir a base de cálculo sobre o ganho capital, compensando um pouco estas perdas.

Não informar saldos de contas ou investimentos no exterior

Se você tem uma conta de investimento fora do Brasil, alguma carteira digital estrangeira de investimento ou ações fora do país, é preciso declarar tudo. Para isso você precisa converter o valor de aquisição para o real, considerando a cotação do momento da aquisição.

Não guardar os comprovantes de negociação e de pagamento de imposto

É preciso ter em mãos as notas de corretagem e os Darfs (documentos de arrecadação federal) no momento da declaração. Assim você consegue informar as ações compradas e vendidas, os preços pagos e a quantidade de ações.

Além disso, você saberá informar os impostos pagos na declaração.

Não declarar as ações compradas em anos anteriores

Você também precisa informar as ações compradas nos anos anteriores, mesmo que não tenha comprado nenhuma em 2021. Esta informação vai à ficha de “Bens e direitos”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More