Impressionante: homem com chip da Neuralink no cérebro joga xadrez “pensando”
Confira o vídeo desse momento histórico!
Em live realizada através do X (antigo Twitter), a Neuralink, empresa pertencente ao bilionário Elon Musk, fez uma impressionante demonstração de funcionamento do primeiro chip cerebral implantado no mundo. O implante ocorreu em janeiro deste ano.
Nas imagens, é possível ver o norte-americano Noland Arbaugh, o homem que recebeu o implante, jogando xadrez por meio de pensamentos. Noland ficou tetraplégico depois de um acidente.
A jogatina foi possível através de um jogo online no qual os participantes podem interagir e aplicar jogadas digitalmente, o que geralmente é feito de forma convencional, com o uso de teclado e mouse. Confira o vídeo na íntegra:
Além de jogar durante a live, Noland Arbaugh também faz alguns comentários sobre o procedimento cirúrgico de implante do chip, o pós-operatório e o suporte da Neuralink. Segundo ele, tudo tem corrido muito bem.
Um avanço ou um motivo de preocupação?
De acordo com Elon Musk, os chips da Neuralink têm o claro propósito de devolver algum grau de autonomia a pessoas tetraplégicas ou com funções motoras limitadas por acidentes ou doenças.
Essa premissa inicial tem empolgado autoridades, empresas e pessoas em geral, sobretudo portadores de alguma disfunção motora e seus familiares.
Por outro lado, muitos cientistas ao redor do mundo têm demonstrado preocupação com os dispositivos, alegando que a metodologia da Neuralink no que diz respeito ao andamento de testes e implantes em humanos é um tanto quanto misteriosa.
De qualquer forma, a empresa de Musk recebeu o aval da Food and Drug Administration (FDA), uma espécie de Anvisa norte-americana, para conduzir testes em humanos. O primeiro teste foi o que culminou no implante em Nolan Arbaugh.
Agora, resta aguardar as cenas dos próximos capítulos para sabermos até onde esse projeto ambicioso será levado.
Comentários estão fechados.