Incentive adolescentes a se abrirem para a saúde mental com esse método

Entre as fases de maiores dificuldades para todo ser humano, a adolescência é um ponto crítico no desenvolvimento.

Entre as fases de maiores dificuldades para todo ser humano, a adolescência é um ponto crítico no desenvolvimento. Os impulsos gerados no momento em que começa a puberdade e todos os estímulos que o corpo começa a receber para a chegada da vida adulta tornam a pessoa totalmente instável com seus sentimentos, com relação a si mesma e quanto aos demais.

Leia mais: 3 dicas essenciais para os adolescentes pararem de procrastinar

Desta forma, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos aos pequenos sinais de comportamento, pois ajudar o adolescente a se entender e desenvolver uma boa estrutura mental lhe renderá frutos positivos na fase adulta. Por isso, tente aplicar este método em seus filhos e observe as mudanças.

Como uma das maiores dificuldades apresentadas pelos adolescentes, sempre há uma resistência em abrir seus sentimentos com seus pais. Você pode chegar na pessoa e perguntar se ela precisa de ajuda, indicar um problema perceptível, ou apenas dar pequenas dicas do que se passa. Certamente você já viu acontecer, e a resposta sempre foi negativa, algumas vezes com um tom de indignação ou até rispidez. Dessa maneira, pequenas discussões começam a se tornar problemas graves no futuro, e aqui a saúde mental se faz extremamente necessária.

Entrevista Motivacional

Um método extremamente eficaz é a “Entrevista Motivacional”, em que você vai falar com alguém que está precisando de ajuda e não quer recebê-la. Como esse sentimento de independência é maior na adolescência, o método é muito útil. Sua funcionalidade é perceber as conversas com as vozes internas de cada pessoa, onde naturalmente uma discorda da outra.

Um exemplo simples dessa situação é quando um pai pergunta a seu filho se precisa de ajuda, pois parte dele diz que quer recebê-la, e a outra já diz o contrário, principalmente por um sentimento de manter as coisas como estão. A pesquisa desse método indica que se você ouvir com atenção e cuidado os detalhes, perceberá a dicotomia da fala adolescente e achará o caminho para conseguir ajudar.

Assim, faça perguntas ponderadas, e guie-o para pensar da maneira mais lógica. Com essas perguntas, você vai induzir uma boa ação a ser tomada, principalmente porque ele precisa entender o cenário e assim tomar uma decisão de se ajudar ou acabar aceitando a ajuda de outros, mas o principal é buscar sair da zona de conflito e conforto, onde habita o maior grau de sofrimento.

É importante que as perguntas sejam feitas com paciência e cuidado, portanto, tenha curiosidade sobre o que seu filho irá relatar e o mais importante, não julgue o que ouvir. É fundamental para os adolescentes que não se sintam julgados por seus pais, que deveriam tratá-los com o maior carinho e respeito. O julgamento irá afastá-lo, e às vezes, a proximidade que um dia existiu pode não retornar tão cedo, ou nunca mais ser a mesma. Lembre que você está cuidando da saúde mental do seu filho, algo facilmente maleável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.