Indústria de tatuagem teve crescimento em 2021
O crescimento do setor foi ainda maior no Brasil, apresentando 25% de alta ao ano, segundo aponta o Sebrae.
Não é novidade que a ideia de fazer uma tatuagem já percorre a cabeça de jovens e adultos há muito tempo, principalmente no começo da vida adulta, em que aquele ânimo da adolescência ainda é muito presente. Assim, deixar gravado na pele algo que atribua significado ou apenas a arte do tatuador é uma realidade cada vez mais comum.
Leia mais: Entenda a relação entre diabetes e uma tatuagem inflamada
Na contrapartida da queda econômica causada pela pandemia do Covid-19, a indústria de tatuagem apresentou saldo positivo referente à porcentagem de bens de consumo e serviços no ano de 2021, alcançando um crescimento de 23,2%, de acordo com os dados apresentados pela IBIS World.
O crescimento do setor foi ainda maior no Brasil, apresentando 25% de alta ao ano, segundo aponta o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O DataSebrae, junto com a Secretaria Especial da Receita Federal, mostra que existem 22.568 estúdios de tatuagem e aplicação de piercing no país. De acordo com os dados, 21.093 desses negócios são de MEIs (microempreendedores individuais), 1.384 são MEs (microempresas) e 91 são EPPs (empresas de pequeno porte).
Em fala, a artista tatuadora Carla Risatto, da Iron Works, demonstra que o desenvolvimento da indústria de tatuagem tomou popularidade de acordo com o crescimento de novos estilos, trabalhos, artes e cultura. “Além de ser um trabalho informal, que só ‘cresce’ com o estilo de vida do tatuador e dos estilos de tatuagem, como micropigmentação e suas diversas opções, a ‘tattoo’ começou no underground e se tornou culturalmente aceita como um estilo de vida contemporâneo”, destaca.
Ainda segundo a profissional, os resultados apresentados partem de constantes inovações, gerando novas técnicas e produtos. Deste modo, o setor segue se reinventando, trazendo novidades em equipamentos, máquinas e produtos com qualidade cada vez melhor. Com a confiança no setor e nos seus profissionais, o crescimento tende a se manter em alta, onde cada vez mais possuir uma tatuagem faz parte da cultura popular.
Comentários estão fechados.