Em participação inédita, Brasil poderá contar com avaliação infantil nas escolas; confira!

A avaliação está esperando o posicionamento do Ministério da Educação. Prontamente, seria algo inédito e muito favorável ao ensino brasileiro.

Em 2023, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) passará a realizar a primeira avaliação mundial para a educação infantil, que será aplicada para crianças de 5 anos. O Brasil é um país cotado para a participação inédita, pois várias fundações investiram bastante para que o país pudesse aderir ao exame.

A participação vai contar com a prova International Early Learning and Child Wellbeing Study (IELS). O posicionamento do Ministério da Educação (MEC) está sendo aguardado até o momento.

Os investimentos partiram da Fundação Lemann, B3 Social, Itaú Social e outras instituições. Juntas, elas arrecadaram R$ 700 mil para que o Brasil participe da pesquisa.

A prova conta com as matérias de Linguagens e Matemática, coletando informações precisas sobre os envolvidos na instituição escolar, tanto os pais quanto os professores. A fase infantil precisa ser avaliada para melhor desempenho da educação escolar, pois esse é um momento de transição importante na vida das crianças.

Assim, o esperado é que as provas sejam traduzidas e adaptadas aos contextos brasileiros, com possibilidade de aplicação ainda neste ano.

Um dos criadores do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), Andreas Schleicher, diretor da Educação e Habilidades da OCDE, disse ao Estadão que os resultados da pesquisa serão úteis para refletir sobre os processos de ensino e o desenvolvimento que a educação tem provocado na sociedade.

“O IELS vai ajudar os esforços do Brasil para melhorar sua educação. Os pais e professores precisam entender a importância do desenvolvimento da primeira infância e as evidências de como esse momento da vida das crianças é crucial para o futuro”, disse.

Teste da OCDE

A prova será aplicada por meio de um tablet e terá duas horas de duração. Os alunos terão acesso a materiais lúdicos e interativos, mas há inseguranças de profissionais da educação acerca do método. De acordo com a professora Beatriz Abuchain, as habilidades da escrita e da leitura não são cobradas no processo, mas a prova em si aponta para essa necessidade. Portanto, é importante o auxílio de um adulto para fazer a mediação.

A prova da IELS de 2018, aplicada nos Estados Unidos, Inglaterra e Estônia, apontou que as crianças com 5 anos de idade alcançavam a aprendizagem quando os pais incentivavam a leitura e liam para elas, e também mantinham conversas diariamente. Nessa avaliação, além das provas de Matemática e Linguagem, foram avaliadas as habilidades pessoais das crianças.

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