INEP altera locais de prova de alguns participantes a uma semana do ENEM

Fique por dentro do que mudou depois que o INEP alterou os locais de prova do ENEM e confira as dicas. Saiba mais!

Como já é de conhecimento, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 acontecerá nos dias 21/11/2021 e 28/11/2021. No entanto, a uma semana do dia da prova, INEP alterou os locais de prova do ENEM para alguns participantes.

Antes de tudo, esse exame tem o objetivo de verificar o nível de aprendizado dos estudantes das escolas públicas e privadas do País. Como um projeto do Ministério da Educação e de responsabilidade do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o exame também serve como via para acessar o ensino superior.

Onde pode utilizar a nota do ENEM

O ENEM pode ser feito por qualquer pessoa do ensino médio, mesmo que ainda em curso do primeiro e segundo ano. As inscrições ocorrem sempre no primeiro semestre de cada ano e é feita através do site do INEP.

É comum haver dúvidas sobre onde pode-se usar a nota do ENEM, então veja abaixo algumas formas de utilizar a sua nota:

  • O Sistema de Seleção Unificada – SISU: Vestibular muito aceito pelas universidades federais brasileiras.
  • ProUni: Programa do Governo Federal que dá oportunidade de acesso ao ensino superior para pessoas de baixa renda.
  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil: Também disponibilizado pelo Governo Federal para acesso ao ensino superior, funciona como um financiamento comum. Nesse modelo primeiro se realiza o curso e depois de formado, após uma carência, a pessoa inicia a fase de pagamento.

Em 2021 estão inscritos no total mais de três mil pessoas para realizar a prova, no entanto um percentual desse total fará a prova de forma digital.

A confirmação da inscrição ocorre através de um cartão que está a disposição desde o início do mês corrente na página do concorrente, porém o INEP fez uma alteração que causou comoção entre os participantes. O órgão alterou o local de provas de alguns inscritos a pouco mais de uma semana da realização da prova.

Por fim, é muito importante que cada participante leve o cartão de inscrição impresso no dia da realização da prova para evitar qualquer contratempo.

Se gostou dessas dicas e quer ler mais conteúdo como esse, clique aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More