Infalível: com ESTE truque nunca mais você terá bifes duros e difíceis de mastigar

O segredo está na forma de cortar a carne na hora do preparo. Entenda!

Como é de conhecimento geral, existem algumas classificações de carne. As mais macias e nobres são consideradas “de primeira”, enquanto as menos suculentas são chamadas de segunda, terceira e assim sucessivamente.

Entretanto, não é incomum a situação de comprar uma peça achando estar adquirindo uma carne macia e boa para churrasco, por exemplo, mas na hora da refeição se deparar com uma peça dura e difícil de mastigar.

Geralmente, esse efeito ocorre por causa da presença de nervos e áreas de músculo na carne, que realmente dificultam a mastigação e até a fritura ou cozimento. Porém, essa condição não está relacionada apenas ao tipo da carne, mas também à sua forma de preparo.

Felizmente, há um segredo na hora do preparo da carne que pode fazer toda a diferença no ganho de maciez: a forma de cortar a peça. Entenda melhor a seguir!

Corte a sua carne do jeito certo para ter bifes macios

(Imagem: divulgação)

Como foi dito anteriormente, o jeito de cortar a carne vai determinar se ela ficará macia e suculenta ou dura e pouco palatável. Para evitar problemas nesse sentido, é fundamental sempre cortar a carne no sentido contrário às fibras.

O segredo aqui é que ao cortar a carne no sentido das fibras nós acabamos mantendo o tônus muscular da carne. Depois de cozida, frita ou assada, essa proteína vai ficar dura de partir, mastigar e digerir.

Por outro lado, ao cortar a carne contra as fibras musculares nós desfazemos essas fibras e “soltamos” a peça, por assim dizer. O resultado é uma carne bem mais macia e fácil de mastigar.

Além disso, a quebra das fibras faz com que os bifes cortados não encolham caso a carne seja frita no óleo, principalmente.

Antes de tudo, ache as fibras

Você deve estar se perguntando como cortar a carne contra as fibras, não é mesmo? Bom, é bastante simples!

Primeiro, coloque o pedaço de carne a ser preparado em cima de uma bancada e observe o padrão das ranhuras que existem na sua superfície. Essas ranhuras sempre seguem em uma mesma direção, ou formando linhas verticais ou horizontais.

Depois de identificar as linhas da carne, que são formadas por suas fibras, faça cortes no sentido oposto. Se as linhas estiverem na vertical, corte na horizontal e vice-versa.

Contudo, amole bem a sua faca ou cutelo, pois fazer cortes contra a fibra da carne pode ser um pouco trabalhoso, sobretudo se a peça não for de primeira.

Depois de fazer os cortes, siga com o preparo da sua carne e, na hora de experimentá-la, preste bem atenção para sentir como ela ficou mais macia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.