Infecção – O que é, agentes infecciosos, transmissão, exemplos, doenças
A infecção é causada a partir da penetração e desenvolvimento de agentes externos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos.
Causada por agentes externos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos, a infecção é uma das doenças que costumam aparecer com frequência na vida dos indivíduos principalmente em função do seu fácil contágio.
O que é infecção?
A infecção se dá no momento em que há a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso (bactérias, vírus e parasitas) no organismo do homem ou de outro animal.
Todavia, vale lembrar que possuímos micro-organismos em nosso corpo. Por exemplo, há bactérias que normalmente vivem na boca e no intestino e não são consideradas infecções.
Ela pode aparecer de duas maneiras: localizada ou sistêmica (espalhada pelo sangue ou vasos linfáticos).
Agentes infecciosos
Os agentes infecciosos são os organismos capazes de gerar doenças infecciosas ou infecções.
Entre os principais agentes infecciosos, citamos:
- Vírus;
- Bactérias;
- Fungos;
- Protozoários.
Esses organismos costumam entrar no organismo, fixar-se nele e se disseminar. Em muitos casos há a formação de colônias de agentes patógenos com um crescimento desenfreado, de modo que a prejudicar a atuação do sistema imunitário na hora do combate.
Formas de transmissão
A infecção pode ser transmitida de duas maneiras: direta ou indireta.
Transmissão direta: Pode acontecer sem a necessidade de um veículo para o agente infeccioso, a transmissão direta pode ocorrer por meio de contato físico direto ou por contato com secreção de outro indivíduo.
Transmissão indireta: A partir de um veículo de transmissão, o agente pode ser transmitido a partir de objetos e materiais contaminados ou ainda por meio de um vetor.
Exemplos de doenças infecciosas:
Ao adentrar no organismo humano, é possível que o agente infeccioso não cause nenhuma manifestação. Esse caso é caracterizado por uma infecção assintomática.
Por outro lado, manifestações clínicas também podem ser o resultado da entrada desses agentes. Entre o período de infecção até o início dos sintomas é chamado de período de incubação.
Alguns exemplos de doenças infecciosas são:
- Caxumba;
- Cólera;
- Dengue;
- Esquistossomose;
- Febre amarela;
- Gripe;
- Leptospirose;
- Malária;
- Sarampo;
- Tétano;
- Varicela.
Infecção hospitalar
Uma das mais temidas infecções é a infecção hospitalar. Esta se dá após a internação de um paciente, que por sua vez, manifesta sintomas durante a própria internação ou ao receber alta.
Por estar em uma situação em que há uma baixa imunidade, as infecções hospitalares estão comumente associadas a micro-organismos que geralmente não causariam doença no hospedeiro, mas entram facilmente em organismos com uma menor resistência.
A origem da infecção hospitalar é principalmente relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Assim, faz-se necessário um ambiente limpo e com cuidados que evitem contaminação.
Pode-se adotar medidas que evitem esse tipo de episódio, como:
- Lavar adequadamente as mãos;
- Usar equipamentos de proteção individual;
- Descontaminar objetos e superfícies.
Além da infecção hospitalar, várias outras doenças podem ser causadas pela falta de higiene.
Diferença entre infecção e inflamação
Um ponto muito importante a ser lembrado é a diferença entre infecção e inflamação, que são muitas vezes associadas erroneamente como sinônimos.
A infecção está ligada ao desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso, enquanto a inflamação é uma reação do organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos.
Infecção generalizada
Quando há uma desregulação da resposta inflamatória normal, há a liberação maciça e descontrolada de mediadores infamatórios, que gera uma cadeia de eventos que levam à lesão tecidual, o que caracteriza uma infecção generalizada.
Assim, pode-se dizer que infecção generalizada é uma síndrome clínica oriunda de complicações de infecções graves.
Veja também: As Doenças Que Mais Matam No Mundo
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.