Informações e novos relatos sobre nova tecnologia 5G chamam atenção

Os moradores do Rio de Janeiro ficaram animados com a chegada do sinal 5G na cidade e estão relatando o que tem sido benéfico e desagradável na experiência.

Os moradores do Rio de Janeiro ficaram muito animados com a chegada da tecnologia 5G. O sinal de internet chegou também em Florianópolis, Vitória e Palmas. Nós encontramos comentários sobre a nova versão da rede móvel onde muitos comemoravam a velocidade superior de acesso, mas outros reclamavam por ainda não terem recebido a cobertura.

Leia mais: Como previsto, a conectividade 5G conduz o fim das parabólicas

Moradores foram pegos de surpresa

Anderson dos Santos, assistente administrativo, foi um dos entrevistados que percebeu uma gigante diferença na conexão de internet. “É assustador como tudo fica fluido. É muito impressionante”, disse ele quando questionado. Ele também afirmou que a navegação no telefone ficou muito melhor, até mesmo do que se usar o próprio Wi-Fi da sua casa.

Outra pessoa que também andou testando a novidade no Rio foi Anderson Munhoz, engenheiro de computação e morador do Botafogo, na Zona Sul. Utilizando o sinal no seu iPhone 13, ele quis testar o funcionamento de três operadoras para verificar qual delas estaria oferendo o melhor sinal.

“A que mais me agradou em termos de estabilidade foi a TIM, conseguindo uma velocidade média acima de 1GB. Já a Claro está em uma média de 800MB, contudo o sinal é muito instável. Agora com a Vivo, nem consegui captar a frequência nova”, relatou o engenheiro.

Primeira cidade brasileira a receber o sinal

No ano de 2021, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade do Brasil a ter sua aprovação de uma legislação específica para o 5G. Constava na lei algumas informações sobre infraestrutura tecnológica e também quanto à instalação de equipamentos na cidade.

As regras, estabelecidas previamente em um leilão organizado pela Anatel, diziam que as três maiores operadoras do mercado – que seriam a Claro, TIM e Vivo – precisariam estar oferecendo uma antena 5G para cada 100 mil pessoas. Sendo assim, o número ficaria em torno de 250 no Rio de Janeiro. Contudo foram 723 solicitações, cerca de 290% a mais que o mínimo necessário, o que é bom, pois representa uma cobertura maior.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.