Informes de rendimentos de 2022 precisam ser liberados até hoje; como verificar?

Empresas precisam enviar o informe de rendimentos de 2022 até esta terça-feira, 28, para a declaração do IRPF 2023. Fique atento!

O prazo para empresas enviarem o informe de rendimentos de 2022 aos contribuintes será até esta terça-feira (28). O documento é utilizado para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, podendo ser disponibilizado pelo e-mail ou através de links confiáveis. As instituições financeiras também precisam informar o quanto foi recebido em contas correntes durante o período indicado.

Caso o prazo não seja cumprido por empresas ou instituições financeiras, o contribuinte deverá procurar o setor de RH (Recursos Humanos) da empresa ou o gerente do banco. Se o erro for persistente, informe à Receita Federal sobre o ocorrido. O mesmo também deverá ser feito caso exista equívocos nos dados enviados, pois o documento deverá ser corrigido pela empresa ou pelo banco.

Após o prazo da entrega à Receita Federal, se o contribuinte não enviar a declaração, será multado por omissão dos informes.

Informe de rendimentos

É através dos informes de rendimentos que a Receita Federal verifica se a contribuição do trabalhador está correta ou se houve omissão referente aos impostos, como o caso de sonegação. A empresa pelo qual o contribuinte paga os impostos deve mostrar qual foi o valor total do salário recebido no ano anterior, com as informações necessárias e detalhadas sobre o Imposto de Renda e a Previdência Social.

Somente os servidores públicos federais poderão obter o informe de rendimentos poderá ser consultado por meio do site https://sougov.economia.gov.br/sougov/.

Comprovante de rendimentos do INSS

Para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os comprovantes estão disponíveis através do site do Meu INSS https://meu.inss.gov.br/#/login. A outra opção é acessar o aplicativo, também disponível para dispositivos Android e iOS.

Prazo para a entrega da documentação

Neste ano, a declaração poderá ser enviada a partir do dia 15 de março até o dia 31 de maio, com um novo prazo estipulado. Até 2022, a entrega da documentação estava disponível a partir do dia 1° de março até o último dia do mês de abril.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.