Fies, Sisu e ProUni: confira as datas previstas para 2022

Fique por dentro do cronograma e organize seus estudos!

Se você é estudante, precisa estar por dentro dos programas do governo que promovem o ingresso no ensino superior. Por isso, veja agora a previsão de quando serão as inscrições do Fies, Sisu e ProUni em 2022.

A Sesu (Secretaria de Educação Superior), órgão do MEC (Ministério da Educação) ainda não liberou o cronograma com o período de inscrição dos programas Fies, Sisu e ProUni.

Entretanto, considerando que o resultado do Enem 2021 está previsto para o dia 11 de fevereiro de 2022, há a possibilidade de que as inscrições nesses programas ocorram da seguinte maneira:

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): 01 a 04 de março de 2022;
  • Sistema de Seleção Unificado (SiSU): de 15 a 18 de fevereiro de 2022;
  • Programa Universidade Para Todos (ProUni): de 22 a 25 de fevereiro de 2022.

Haja vista que essa é uma previsão e não são as datas oficiais, você precisa prestar atenção às novas informações acerca do cronograma. Agora, aproveite para conhecer um pouco mais sobre cada programa.

 Fundo de Financiamento Estudantil

O Fies é um programa governamental que possibilita que os alunos financiem cursos em instituições de ensino privadas. É voltado para o ensino superior e, nesse sentido, a ideia é favorecer a entrada de estudantes de baixa renda nas universidades do país. Desse modo, o estudante só começa a quitar a dívida após a formatura.

Sistema de Seleção Unificado

O Sisu é voltado para vagas em instituições públicas de ensino, tanto estaduais quanto federais. A fim de participar da seleção é necessário cumprir alguns critérios, como não ter zerado a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Além disso, apenas a nota do último exame feito é aceita.

Se você pretende tentar o Sisu é necessário acompanhar o site do Sistema, assim como a página da instituição de ensino de seu interesse, a fim de saber as informações, regras e os prazos.

Programa Universidade Para Todos

O ProUni é um programa de concessão de bolsas de estudos de 50% ou 100% nas instituições de ensino superior privadas. Primordialmente, a regra para concorrer a uma bolsa é ter renda familiar de até 3 salários mínimos. Além disso, pessoas que já têm diploma de ensino superior não podem participar.

A média necessária no Enem 2021 para participar do ProUni é de, no mínimo, 450 pontos. Ademais, caso a redação tenha sido zerada não é possível concorrer às bolsas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More