Inspirado no Orkut? Whatsapp vai lançar recurso de Comunidades

Aparentemente, um administrador será capaz de criar ou exportar vários grupos em uma comunidade e gerenciá-los com algumas ferramentas avançadas.

O WhatsApp está trabalhando em um novo recurso bem parecido com o que existia no finado Orkut. O aplicativo vai permitir a criação de comunidades. Esse recurso tornará mais fácil para os moderadores gerenciarem grupos na plataforma.

A empresa de propriedade da Meta acelerou o ritmo de suas atualizações no que diz respeito à adição de novos recursos, cobrindo tanto a funcionalidade quanto os aspectos de privacidade.

Apenas algumas semanas atrás, o WhatsApp lançou uma nova ferramenta que permitia aos usuários criptografar seus backups de bate-papo na nuvem. Com o lançamento, o WhatsApp fechou uma falha de segurança fundamental que muitos usuários reclamavam há anos. Além disso, agora é possível transferir o histórico de bate-papo do WhatsApp de um iPhone para um telefone Android.

Agora, o confiável rastreador de atualização do WhatsApp, WABetaInfo, detectou outro recurso em desenvolvimento chamado Comunidades. Localizadas pela primeira vez pelo pessoal do XDA Developers no código do aplicativo, as capturas de tela oferecem uma pista do que são as Comunidades.

O recurso está atualmente em desenvolvimento para iOS e Android, mas provavelmente está limitado ao estágio de teste interno no momento e não está disponível amplamente por meio do canal beta público. O WhatsApp atualmente permite 256 usuários em um grupo.

Portanto, se um administrador deseja adicionar mais pessoas a um grupo, ele está sem sorte. A única solução neste cenário é enviar as mesmas informações a vários grupos, um por um, o que é definitivamente complicado. E é aqui que as Comunidades podem ser de alguma ajuda, pois provavelmente permitirão que um administrador gerencie vários grupos em um único local.

Facilidade

Apesar do que o nome sugere, as Comunidades não tem nenhum aspecto de mídia social, ao contrário dos grupos. Todos os bate-papos que acontecem em uma comunidade serão criptografados de ponta a ponta, assim como as conversas pessoais. No entanto, não está claro se o recurso Comunidade funcionará de maneira diferente para contas normais e comerciais.

O WhatsApp recentemente ajustou algumas regras sobre compartilhamento de dados para bate-papos com uma conta comercial, mas essas mudanças de política receberam muitas críticas dos usuários. Com base nos poucos dados que podem ser extraídos do relatório e das capturas de tela que o acompanham, parece que a Comunidade seguirá a abordagem de grupo dentro de um grupo.

Aparentemente, um administrador será capaz de criar ou exportar vários grupos em uma comunidade e gerenciá-los com algumas ferramentas avançadas que ainda não foram detalhadas. O relatório diz, que “os administradores podem enviar mensagens neste chat em grupo e eles serão capazes de agrupar alguns grupos relacionados à comunidade: por exemplo, um curso de graduação pode ser considerado uma comunidade, e todas as suas aulas de ensino são grupos incluídos nesta comunidade.”

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.