INSS amplia a porcentagem de empréstimo consignado para famílias que recebem BPC
Medida foi anunciada no fim de março de 2022, mas até agora não possui previsão para a liberação.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio oferecido pelo Governo Federal para famílias em situação de vulnerabilidade social. Assim, podem receber a quantia os grupos familiares que possuam uma pessoa com deficiência física ou intelectual, doenças específicas ou idosos de baixa-renda. Além disso, o INSS também permite a solicitação e liberação de empréstimo consignado para BPC, que agora terá um limite maior disponível, segundo anúncio oficial. Caso queira saber como ficam as novas taxas de juros e valores de crédito, continue lendo!
Leia mais: Saiba quais são as doenças que garantem aposentadoria por invalidez no INSS
Recebedores do BPC poderão conseguir empréstimo de 40%
Aposentados, pensionistas e pessoas que recebem o BPC já possuíam o direito ao crédito por meio do INSS. Para isso, a Previdência utiliza o modelo consignado, que recolhe o valor referente à prestação do empréstimo direto da conta após o depósito do auxílio.
Agora, os recebedores do BPC poderão conseguir um empréstimo com uma porcentagem maior referente ao valor do auxílio. Segundo o INSS, o beneficiário terá até 40% do valor dos pagamentos mensais disponível para a quitação de crédito. Entretanto, vale ressaltar que 5% dessa quantidade terá como destino a quitação de valores mediante a dívidas ativas de cartão de crédito. Ou então, caso prefira, os 5% podem servir para a compra e retirada de produtos também via cartão de crédito.
Quem tem direito a receber o BPC?
Recebem o BPC pessoas que possuem deficiência física ou intelectual, além de idosos acima de 65 anos sem aposentadoria ou de baixa-renda. Em ambos os casos, é necessário que a renda per capita dos membros da família seja de um quarto do salário mínimo vigente. Além disso, as famílias devem estar com o cadastro ativo no CadÚnico, que é o sistema que o governo utiliza para mapear e auxiliar pessoas com alguma dificuldade financeira.
Se você atende a esses requisitos, poderá fazer a solicitação do auxílio pelo aplicativo Meu INSS ou em uma unidade do CRAS na sua cidade. Lembrando que será necessária a documentação que comprove a situação financeira da família.
Comentários estão fechados.