INSS: número de recadastramentos em sistemas ainda é abaixo do esperado

O total de recadastrados é equivalente a 32.994.656 segurados, sendo esse número relacionado aos anos de 2020 e 2021.

Muitos segurados ficam insatisfeitos quando chegam a uma agência do INSS e precisam fazer o recadastramento de seus dados. Isso ocorre devido à um sistema de segurança imposto pelo próprio Instituto, em prol da proteção de dados pessoais de cada contribuinte, assim, evitando possíveis fraudes e pagamentos indevidos.

Leia também: As decisões da perícia do INSS podem ser contestadas?

Vale lembrar que a obrigatoriedade da ação foi suspensa em meados de março de 2020, devido à disseminação do coronavírus, necessitando que todos ficassem resguardados em suas casas.

Hoje, no país, mais de 3,3 milhões de contribuintes ainda precisam atualizar os seus cadastros, uma vez que, passado o período pandêmico de maior gravidade, os sistemas estão atuando normalmente. Ainda assim, o total de recadastrados é equivalente a 32.994.656 segurados, sendo esse número relacionado aos anos de 2020 e 2021.

Como fazer o recadastramento?

Caso ainda não saiba como realizar o procedimento, confira abaixo o passo a passo para fazer o recadastramento de forma virtual:

  • Faça o download do aplicativo “Meu INSS” e, em seguida, o login;
  • Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu Gov.br”;
  • Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;
  • Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular. Então, clique em “Permitir”;
  • O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;
  • Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;
  • Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.