Instituto de Matemática está com inscrições abertas para Olimpíada Mirim

Alunos do 2° ao 5° ano do ensino fundamental terão a oportunidade de participar da Olimpíada Mirim. Saiba como se candidatar!

Neste ano, a Olimpíada Mirim chegou à sua segunda edição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Escolas públicas e privadas poderão candidatar alunos do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, até o dia 16 de junho, através do portal responsável pela competição.

Junto com a Impa, a organização do evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) para ser promovida. Confira detalhes sobre a Olimpíada Mirim!

Segunda edição da Olimpíada Mirim

A segunda edição chegou com grandes expectativas de sucesso, visto que a primeira competição foi marcada pela participação de 2,7 milhões de estudantes de escolas públicas.

Claudio Landim, diretor adjunto do Impa e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, afirmou que as provas seguirão com a proposta lúdica para que as crianças criem vínculos com a matemática.

Além da sequência criativa da prova, a segunda edição vai contar com novos desafios referentes à matéria, contando com a participação dos professores de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental e também com instituições privadas.

Landim usou como exemplo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que funciona desde 2017 com a participação de escolas particulares. Para o coordenador, essa é uma forma de ampliar o acesso ao raciocínio lógico e ao material oferecido.

As inscrições precisam ser realizadas diretamente pelas escolas federais, estaduais, municipais, privadas ou pelas secretarias de Educação. Ao se candidatar, o responsável precisa definir a participação do Mirim 1 (2° e 3° ano do ensino fundamental) e no Mirim 2 (4° e 5° ano do ensino fundamental).

Etapas avaliativas

As inscrições estão abertas até o dia 16 de junho, e as provas serão compostas de duas fases. A primeira fase será uma prova de múltipla escolha, com 15 questões, com caráter classificatório, marcada para acontecer no dia 28 de agosto. Somente os classificados nessa etapa poderão participar da segunda fase.

A segunda prova será no dia 9 de novembro, com 15 questões objetivas. As melhores classificações serão recompensadas com certificado que correspondem a medalhas de bronze, prata ou ouro. Não perca tempo e se candidate!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.