Inteligência artificial no comando: empresa substitui funcionários e causa alvoroço

O avanço da tecnologia tem sido uma preocupação para o mercado de trabalho e levanta preocupações sólidas. Nesse escopo, uma empresa da Índia substituiu 90% de seus atendentes por "robôs". Entenda o caso!

O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma preocupação crescente no que diz respeito ao desemprego. À medida que a IA se torna cada vez mais sofisticada e capaz de realizar tarefas anteriormente desempenhadas por seres humanos, surgem temores sobre a possível substituição de empregos em diversas indústrias.

Recentemente, uma empresa de destaque na Índia tomou uma decisão audaciosa ao substituir surpreendentes 90% dos seus atendentes de serviço ao cliente por um avançado chatbot de inteligência artificial.

Suumit Shah, o diretor-executivo da Dukaan, utilizou o Twitter para explicar como essa mudança transformadora não apenas redefiniu o propósito do suporte ao cliente, mas também resultou em melhorias notáveis na resolução de problemas dos clientes em um ritmo sem precedentes.

A empresa resumiu o quadro de funcionários a apenas um robô

Shah explicou, em uma série de tweets, a razão por trás da decisão, destacando que o setor de atendimento ao cliente (SAC) vinha enfrentando problemas recorrentes na empresa há bastante tempo.

As publicações rapidamente viralizaram, acumulando mais de um milhão de visualizações e provocando diversas críticas. O empresário reconheceu que dispensar os funcionários foi uma decisão “árdua”, porém, considerou-a “inevitável” para o avanço da empresa.

O chefe da empresa tomou a oportunidade para esclarecer o funcionamento do chatbot. De acordo com ele, a plataforma atua como um assistente virtual, oferecendo respostas rápidas e precisas para diversos tipos de perguntas.

Diante das críticas, a empresa foi alvo de acusações por parte dos internautas, que alegaram a falta de humanização em relação aos seus colaboradores, enfatizando que tal decisão teria consequências incontáveis para as pessoas que trabalham nos setores que podem ser afetados.

Em resposta, o CEO revidou afirmando que a Dukaan continua realizando novas contratações e tem vagas disponíveis. Além disso, ele mencionou que irá fornecer detalhes sobre as medidas de suporte aos trabalhadores através do LinkedIn.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.