Brasil está entre os países que mais confiam na IA no mercado de trabalho
A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia.
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) avançou de uma forma tão impressionante que chegou ao ponto de mudar completamente a forma de trabalho das pessoas e empresas. Com isso, a IA no mercado de trabalho se tornou um fenômeno muito comum no mundo todo, inclusive, o Brasil é um dos países que mais utilizam e confiam na IA nesse quesito, segundo pesquisa da KPMG.
Alta taxa de confiabilidade do Brasil em relação ao uso da IA no mercado de trabalho
Ouvindo mais de 17 mil pessoas de diferentes países que lideram o uso de Inteligência Artificial, a pesquisa da KPMG foi atrás da opinião delas acerca da presença da IA no mercado de trabalho. Ao todo, 17 países participaram da pesquisa, e entre eles estão: Brasil, Estados Unidos, China, Reino Unido, Coreia do Sul e Alemanha.
O que os participantes da pesquisa dizem sobre a IA
De fato, o crescimento da IA é avassalador e seu uso se torna cada vez mais popular, no entanto conquistar a confiança das pessoas parece ser um grande desafio. Segundo a pesquisa, 61% afirmaram não confiar muito na Inteligência Artificial em relação ao mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, a maioria das opiniões mais conservadoras veio de pessoas com idades mais avançadas. Em outras palavras, pessoas mais jovens tendem a ser mais abertas ao uso da IA no mercado de trabalho.
A pesquisa também apontou que grande parte dos profissionais ainda não está 100% ciente do funcionamento da IA, visto que mais de 30% afirmaram nunca ter utilizado o recurso.
A participação da IA no mercado de trabalho
Além de ouvir a opinião de profissionais sobre a IA, a pesquisa comprovou que China, Índia, África do Sul e Brasil são os países que mais confiam na integração dessa tecnologia no mercado de trabalho. Além disso, ela também analisou em quais áreas a IA exerce mais influência, onde foi possível destacar a automação de processos.
Através disso, tarefas repetitivas que martirizam a jornada de trabalho passam a ser de responsabilidade da Inteligência Artificial, enquanto a força de trabalho humana concentra-se em atividades mais produtivas. Uma prova disso é a taxa de aprovação da IA no trabalho, onde 55% dos profissionais aprovam e atestam o benefício da automatização promovida por ela.
Desafios da IA no mercado de trabalho
Mesmo trazendo muitos benefícios, é preciso estar alerta com os riscos que acompanham essa integração. Primeiramente, garantir o uso da IA de forma segura é fundamental para toda empresa, evitando assim impactos negativos tanto para a empresa quanto para seus funcionários.
Comentários estão fechados.