Inteligência emocional: 4 comportamentos para avaliar se você sabe lidar com as próprias emoções
Inteligência emocional requer autoconhecimento e coragem para entender as próprias limitações.
É cada vez mais comum ouvir falar em inteligência emocional e a sua importância para a vida em sociedade, pela capacidade de conhecer e gerir as próprias emoções. Para saber se você está no caminho de uma pessoa com boa inteligência emocional, continue a leitura.
Quais são os comportamentos de pessoas inteligentes emocionalmente?
A inteligência emocional consiste em identificar, conhecer e saber gerenciar as próprias emoções. Naturalmente, algumas pessoas possuem mais facilidade do que outras quando se trata do tema. Porém, essa habilidade pode ser desenvolvida por meio do autoconhecimento e da empatia.
Com o avanço o desenvolvimento humano, cada vez mais as pessoas são cobradas a gerir as emoções, se manter equilibradas em situações desafiadoras e manter resiliência diante das dificuldades.
A seguir, confira quais são os comportamentos de pessoas inteligentes emocionalmente e lembre-se: Se você não se identificar com alguns, saiba que é possível desenvolver essas habilidades.
Empatia na tomada de decisões
Empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir como ele. Na hora de tomar decisões, ser empático é fundamental, porque ajuda a considerar os diferentes cenários e as consequências das próprias atitudes.
A avaliação macro de um cenário evidencia controle das emoções e assunção das responsabilidades.
Adaptação rápida a diferentes ambientes
O mundo hoje é complexo e muda a todo instante. Pessoas com inteligência emocional conseguem se adaptar a novos contextos por sua capacidade analítica e de resolver problemas.
Assim, saber que tudo vai mudar e estar aberto a novas maneiras de pensar reduz o impacto emocional provocado pela mudança e te deixam mais fortalecidos.
Capacidade de reconhecer potencialidades e pontos a melhorar
O autoconhecimento é uma das qualidades de pessoas inteligentes emocionalmente. Assim, saber quais são os próprios defeitos e qualidades pode abrir portas não só para você descobrir pontos a explorar, como o que deve ser melhorado.
Possui resiliência e sabe que situações difíceis passam
A força para ultrapassar obstáculos, aceitar mudança de cenários e saber lidar com situações difíceis, com perdas e frustrações, se chama resiliência. Essa habilidade presente em pessoas com inteligência emocional contribuem para acalmar o coração, mente e saber que momentos desafiadores passam, mas com eles ficam os aprendizados.
Comentários estão fechados.