O que é resiliência?

Este já é um termo antigo e se resume a uma habilidade que nem todos têm. Saiba o que significa resiliência e se você possui essa capacidade.

0

O que é resiliência? Resiliência é uma palavra derivada do latim resiliens e significa “voltar atrás”. Esse termo é está ligado a capacidade que as pessoas têm de lidar e superar seus problemas, principalmente diante de uma situação crítica.

Além disso, pode ter outros significados associados às áreas de psicologia, administração, ecologia e física.

Primeiramente, nos anos 60 e 70, esse vocábulo foi desenvolvido por Michael Rutter buscando explicar o termo de acordo com conceitos da física que explicavam materiais resilientes. Esses materiais tinham a capacidade de sofrer fortes pressões e depois voltarem ao seus estados normais.

Porém, com o passar do tempo, esse termo foi se afastando de conceitos da física e se ligando a característica de ser flexível diante de obstáculos.

Atualmente, a resiliência está associada a capacidade de se tornar flexível e ter a capacidade de se adaptar em relação a situações adversas. Assim, a resiliência se torna uma habilidade existente e ela pode ser desenvolvida em todo ser humano.

Isto é, agir com resiliência significa superar problemas, obstáculos, traumas, e situações de estresse mantendo o equilíbrio emocional e psicológico.

Além disso, a capacidade de lidar com obstáculos de forma resiliente faz a pessoa lidar e se adaptar com esses problemas sem deixar o estresse tomar o controle. Isso permite a pessoa a olhar com outros olhos para o problema e contorná-los da melhor forma.

Veja também: O que é empatia?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.