Interrupção de voos em Guarulhos ocorre após pousagem de drone
A GRU Airport, administradora do aeroporto de Guarulhos, suspendeu 5 voos no último domingo devido a pousos de drones na pista.
Os drones estão se tornando cada vez mais populares, até mesmo entregas estão sendo feitas com eles. Seus usos vão desde o campo de filmagens e entretenimento até usos militares. Entretanto, por mais fascinante que essa tecnologia possa parecer, ela ainda carrega um quê de estranheza para quem não está acostumado. Foi o que se desenrolou na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde um drone “decidiu” invadir o espaço aéreo, interrupção temporária dos voos.
Voos são interrompidos em Guarulhos devido a drone na pista
O incidente ocorreu no último domingo (26), quando um drone pousou próximo à pista de decolagens do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Devido à presença do objeto, diversos pousos e decolagens precisaram ser interrompidos até que ele fosse removido da área. Uma equipe especializada nesse tema foi acionada para comparecer ao local e solucionar o problema.
Cinco voos com rotas alteradas
Até que o problema fosse resolvido, cinco voos tiveram que mudar sua trajetória e pousar em outros aeroportos. A GRU Airport informou que o drone pousou na pista das 16h15 até às 16h44 e das 17h40 até às 17h51. Só depois os voos puderam retornar a Guarulhos.
Utilizar drones de forma indevida é crime
Pessoas flagradas utilizando drones em locais proibidos ou inadequados podem responder a processos civis, administrativos e até penais. Drones podem ser usados para fins militares, transportar armas ou câmeras, e realizar filmagens sigilosas. Além disso, podem ser confundidos com outros objetos no ar. Em um aeroporto, a segurança é primordial; por isso, a administração entendeu ser necessário redirecionar voos para outros aeroportos.
Cartilha de utilização de drones
A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, um órgão federal que regula as ações de aviação civil no Brasil, criou uma cartilha sobre o uso de drones. Ela dá as diretrizes para o uso legal e responsável de drones em território nacional. Portanto, se estiver pensando em comprar um drone ou utilizar o do seu amigo, lembre-se de dar uma lida na cartilha para saber os direitos e os deveres para o uso.
Comentários estão fechados.