Anac libera iFood para entregar pedidos com drones no Brasil

O iFood já vinha estudando a possibilidade de entregar pedidos com drones desde 2020 e firmou parceria com a empresa Speedbird Aero para a missão.

Depois de revolucionar o sistema de entregas desde o seu lançamento, o iFood deu mais um passo importante para reafirmar sua consolidação no mercado. Isso porque agora a empresa está oficialmente autorizada a entregar pedidos com drones no Brasil. Entretanto, essa novidade já vinha sendo utilizada em outros países, de modo que algumas pessoas afirmam que o recurso chegou “tarde”. Porém, não por vontade do iFood, que vinha planejando iniciar a entrega por drones no Brasil desde 2020.

Leia mais: Conheça o 5G e todas as oportunidades de emprego geradas pela nova tecnologia.

Tanto que, pensando nessa possibilidade, a empresa já tinha anunciado a parceria com uma empresa de drones, a Speedbird Aéreo. Agora, com a autorização, muitos clientes já estão esperando pela possibilidade de receber os seus pedidos pelos céus.

A Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) comunicou que a permissão cedida ao iFood consta para o modelo DLV-1 NEO. Com isso, o modelo é oficialmente o primeiro tipo de drone a receber autorização para entregas em território nacional.

Além disso, a autorização garante a possibilidade de entregas em todo o Brasil usando as rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight). Ou seja, o drone pode traçar rotas para além da linha de visada visual do piloto. No entanto, embora possa ir mais longe do que o piloto consegue ver, por enquanto a permissão é para entregas em um raio de 3km. Além disso, as embalagens devem ter um peso de até 2,5 kg.

Ademais, a Anac enumerou alguns padrões de seguranças que devem ser seguidos rigidamente pela empresa, no caso o iFood. Por exemplo, os drones não devem sobrevoar pessoas, devem manter a devida distância de certas fontes eletromagnéticas, observar as condições meteorológicas, dentre outros.

Entregas mais rápidas

O foco do uso em drones é justamente fazer entregas mais rápidas e oferecer melhor qualidade no serviço ao cliente. Mas as entregas ainda contarão com a ajuda de alguns entregadores. Afinal de contas, um drone não pode estacionar em qualquer lugar, e por isso um entregador parceiro do iFood terminará o trajeto. Ainda assim, grande parte do trajeto, senão a maior, será feita pelos drones.

E você, está ansioso para receber pedidos com drones no Brasil? Agora, ao menos, você terá mais opções para a sua entrega. Por fim, se você gostou da notícia, não esqueça de compartilhar com os seus amigos essa novidade tecnológica!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.