Anac libera iFood para entregar pedidos com drones no Brasil

O iFood já vinha estudando a possibilidade de entregar pedidos com drones desde 2020 e firmou parceria com a empresa Speedbird Aero para a missão.

Depois de revolucionar o sistema de entregas desde o seu lançamento, o iFood deu mais um passo importante para reafirmar sua consolidação no mercado. Isso porque agora a empresa está oficialmente autorizada a entregar pedidos com drones no Brasil. Entretanto, essa novidade já vinha sendo utilizada em outros países, de modo que algumas pessoas afirmam que o recurso chegou “tarde”. Porém, não por vontade do iFood, que vinha planejando iniciar a entrega por drones no Brasil desde 2020.

Leia mais: Conheça o 5G e todas as oportunidades de emprego geradas pela nova tecnologia.

Tanto que, pensando nessa possibilidade, a empresa já tinha anunciado a parceria com uma empresa de drones, a Speedbird Aéreo. Agora, com a autorização, muitos clientes já estão esperando pela possibilidade de receber os seus pedidos pelos céus.

A Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) comunicou que a permissão cedida ao iFood consta para o modelo DLV-1 NEO. Com isso, o modelo é oficialmente o primeiro tipo de drone a receber autorização para entregas em território nacional.

Além disso, a autorização garante a possibilidade de entregas em todo o Brasil usando as rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight). Ou seja, o drone pode traçar rotas para além da linha de visada visual do piloto. No entanto, embora possa ir mais longe do que o piloto consegue ver, por enquanto a permissão é para entregas em um raio de 3km. Além disso, as embalagens devem ter um peso de até 2,5 kg.

Ademais, a Anac enumerou alguns padrões de seguranças que devem ser seguidos rigidamente pela empresa, no caso o iFood. Por exemplo, os drones não devem sobrevoar pessoas, devem manter a devida distância de certas fontes eletromagnéticas, observar as condições meteorológicas, dentre outros.

Entregas mais rápidas

O foco do uso em drones é justamente fazer entregas mais rápidas e oferecer melhor qualidade no serviço ao cliente. Mas as entregas ainda contarão com a ajuda de alguns entregadores. Afinal de contas, um drone não pode estacionar em qualquer lugar, e por isso um entregador parceiro do iFood terminará o trajeto. Ainda assim, grande parte do trajeto, senão a maior, será feita pelos drones.

E você, está ansioso para receber pedidos com drones no Brasil? Agora, ao menos, você terá mais opções para a sua entrega. Por fim, se você gostou da notícia, não esqueça de compartilhar com os seus amigos essa novidade tecnológica!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More