Intimidade de Michelle Obama é retratada em novo documentário da Netflix

Minha História, documentário sobre a vida de Michelle Obama, foi lançado hoje na Netflix. Além de retratar a vida pessoal da ex-primeira dama dos Estados Unidos, aborda temas importantes como desigualdade social e empoderamento feminino.

​A autobiografia de Michelle Obama, Minha História, foi um grande fenômeno de venda no mercado editorial do ano passado. Apostando na história, a Netflix lançou um documentário de mesmo nome, onde o telespectador acompanha a ex-primeira dama dos Estados Unidos nos grandes eventos da turnê de divulgação de sua autobiografia.

“Esta sou eu por inteiro, sem filtros, pela primeira vez”, anuncia Michelle Obama no trailer. O documentário Minha história, estreia hoje, 06 de maio, na Netflix. A história de Michelle é narrada por ela através de fotos, vídeos, capas de revistas e relatos de sua mãe, irmão e membros de sua equipe, como a assessora pessoal e o segurança.

Assim como no livro, o ponto alto da narrativa é sua vida ao lado de Barack Obama na Casa Branca, entre 2009 e 2017. O título original é Becoming,  que remete a transformação. Afinal, é disso que o documentário se trata: da transformação de Michelle.

Das imagens à trilha sonora, o documentário é repleto de emoções. Michelle levanta duas bandeiras importantes: a emancipação feminina e a luta contra a desigualdade racial. Filha de família de classe trabalhadora de Chicago, ela conta como chegou ao posto de moradora da Casa Branca.

Em uma das principais cenas do filme, a ex-primeira dama questiona e rejeita a ideia da América pós-racial. De forma brilhante, elenca o nome de jovens negros inocentes mortos em ações da polícia e discorre sobre o medo que os americanos tinham em ter uma família negra no comando do país. Em todo momento, deixa claro suas origens e a existência de um forte racismo estrutural no país.

É nesse contexto que o documentário chega ao canal de streaming. A admiração mundial pela família Obama está principalmente em sua normalidade. “Como minha mãe já dizia, eles não são especiais. Há milhões de pessoas no mundo como Michelle e Barack”, diz Michelle em uma das cenas. Para imersão mais profunda no mundo de uma das principais figuras políticas dos EUA, confira o trailer de Minha História.

Leia também: Melhores documentários sobre empreendedorismo na Netflix

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.